Geografia, perguntado por Julifazdeconta, 1 ano atrás

Qual é a atual situação dos rios amazônicos?

Soluções para a tarefa

Respondido por layne2
5
 A quase-totalidade dos rios navegáveis da Amazônia e do Centro-Oeste são rios naturais, alguns deles melhorados pela realização da dragagem de seus baixios e por poucos derrocamentos em passagens rochosas. 

A principal hidrovia da Amazônia é o rio Amazonas, o maior do mundo em volume d’água. 
A navegação pelo Amazonas se faz sem restrição, mesmo para embarcações oceânicas, que podem atingir sem dificuldade os portos de Letícia, na Colômbia, e Iquitos, no Peru, este a cerca de 3.600km da foz. Sob esses aspectos, a navegação pelo rio Amazonas é considerada marítima e seus principais portos, Santarém, Itacoatiara e Manaus, recebem navios oceânicos de até 60.000 tpb. Da foz até Manaus, a profundidade média é de 13,50m. A navegação interior se faz sem nenhuma restrição, da foz até os portos de Pucalpa, no rio Ucayale, ou até Borja, no rio Maranhão, ambos no Peru. No trecho Manaus-Tabatinga (AM), as profundidades mínimas disponíveis são de 7m. 

O rio Madeira é, depois do Amazonas, a principal via de transporte da Amazônia. 
A hidrovia do Madeira se estende de Porto Velho à foz, no rio Amazonas, cerca de 170km a jusante de Manaus, numa extensão de 1.100km. O período de enchente vai de dezembro a maio, com cota máxima no mês de abril. A vazante vai de junho a novembro, com águas mínimas no mês de setembro. O baixo curso, até as proximidades de Novo Aripuanã (AM), sofre influência das enchentes do rio Amazonas, que ocorrem entre maio e julho. 

Julifazdeconta: MUITO OBRIGADA. AJUDOU MUITO COM MEU TRABALHO. VALEU!
Perguntas interessantes