Qual é a anatomia palpatoria?
Soluções para a tarefa
Anatomia palpatória é o nome dado à técnica de uso das mãos para identificar e avaliar as estruturas do corpo humano. São usadas técnicas de posicionamentos e inspeção visual para determinar a integridade anatômica do indivíduo.
Artrologia da cintura escapular
Durante a palpação da cintura escapular, o examinador deve se posicionar na frente do paciente e, a partir da incisura jugular, passar o dedo lateralmente até conseguir identificar um acidente pouco antes da extremidade esternal da clavícula.
Miologia do braço
A palpação aqui visa identificar o músculo braquial, bíceps braquial, o tendão de inserção, músculo tríceps braquia e o tendão de inserção distal. Cada exame possui uma posição e técnica específica para as mãos e para o próprio corpo do examinador.
Osteologia do Cotovelo e Antebraço
A anatomia palpatória do cotovelo e do antebraço visa identificar o epicôndilo medial e lateral, o olécrano, a cabeça do rádio, o nervo ulnar, o corpo e a cabeça da ulna e do rádio, assim como seus processos estilóide.
Cintura Pélvica e Coxa
Nesta etapa, o examinador por meio da palpação deve ser atentar às cristas ilíacas, crista sacral mediana, cóccix, trocânter maior, articulação sacro-ilíaca, borda lateral do sacro, espinha ilíaca ântero-superior, espinha ilíaca posterossuperior e a espinha Ilíaca posteroinferior.
Artrologia do Joelho e Osteologia da Perna
O examinador observa o retináculo do joelho, o ligamento colateral medial e lateral, menisco lateral, tendão patelar, borda anterior da tíbia, cabeça da fíbula e a impressão para o trato íleo-tibial.