Física, perguntado por bellinhavieiraovo9zu, 1 ano atrás

Qual dos processos de propagação do calor é o principal responsável pela formação do granizo?

Soluções para a tarefa

Respondido por yasminabreu8p4kcka
1

1-COMO SE FORMA O GRANIZO

Segundo o meteorologista Flávio Varone, do 8º distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o granizo forma-se quando pequenas partículas de gelo caem dentro das nuvens, recolhendo assim a umidade. Essa umidade se congela e as partículas são levadas para cima novamente pelas correntes de ar, aumentando de tamanho.


"Isso acontece várias vezes, até que a partícula se transforma em granizo, que tem o peso suficiente para cair em direção à terra", diz Varone. Normalmente, são quatro as etapas para formar-se uma tempestade de granizo:


- Nuvens pesadas se formam com a união de temperaturas elevadas e um alto índice de umidade relativa do ar.


- No interior dessas nuvens, ocorrem intensas correntes de ar, ascendentes e descendentes, onde a temperatura fica abaixo de -80°C.


- O vapor d'água da atmosfera é empurrado para as regiões mais altas das nuvens, onde a temperatura é bem menor, e se congela.


- Congelado, o vapor adquire um peso maior que a gravidade, que a nuvem não consegue suportar, precipitando em forma de gelo. É a chuva de granizo.


2-QUAL DOS PROCESSOS DE PROPAGAÇÃO DO CALOR É RESPONSAVEL PELA FORMAÇÃO DO GRANIZO(QUAIS ERAM OS 3 PROCESSOS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR MESMO)


resposta:


Transmissão de Calor


Para que ocorra troca de calor, é necessário que ele seja transferido de uma região a outra através do próprio corpo, ou de um corpo para outro. Existem três processos de transferência de calor estudados na termologia, são eles: condução, convecção e irradiação. A irradiação é a propagação de ondas eletromagnéticas que não precisam de meio para se propagar, enquanto que a condução e a convecção são processos de transferência que necessitam de um meio material para se propagar


OBS: OS 3 PROCESSOS DE PROPAGAÇÃO SÃO:


Condução


Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, as moléculas do corpo mais quente, colidindo com as moléculas do corpo mais frio, transferem energia para este. Esse processo de condução de calor é denominado condução. No caso dos metais, além da transmissão de energia de átomo para átomo, há a transmissão de energia pelos elétrons livres, ou seja, são os elétrons que estão mais afastados do núcleo e que são mais fracamente ligados aos núcleos, portanto, esses elétrons, colidindo entre si e com átomos, transferem energia com bastante facilidade. Por esse motivo, o metal conduz calor de modo mais eficiente do que outros materiais.


Convecção


Da mesma forma que o metal, os líquidos e os gases são bons condutores de calor. No entanto, eles transferem calor de uma forma diferente. Esta forma é denominada convecção. Esse é um processo que consiste na movimentação de partes do fluido dentro do próprio fluido. Por exemplo, vamos considerar uma vasilha que contenha água à temperatura inicial de 4°C. Sabemos que a água acima de 4ºC se expande, então ao colocarmos essa vasilha sobre uma chama, a parte de baixo da água se expandirá, tendo sua densidade diminuída e, assim, de acordo com o Princípio de Arquimedes, subirá. A parte mais fria e mais densa descerá, formando-se, então, as correntes de convecção. Como exemplo de convecção temos a geladeira, que tem seu congelador na parte de cima. O ar frio fica mais denso e desce, o ar que está embaixo, mais quente, sobe.


Irradiação


Podemos dizer que a irradiação térmica é o processo mais importante, pois sem ela seria praticamente impossível haver vida na Terra. É por irradiação que o calor liberado pelo Sol chega até a Terra. Outro fator importante é que todos os corpos emitem radiação, ou seja, emitem ondas eletromagnéticas, cujas características e intensidade dependem do material de que é feito o corpo e de sua temperatura. Portanto, o processo de emissão de ondas eletromagnéticas é chamado de irradiação. A garrafa térmica é um bom exemplo de irradiação térmica. A parte interna é uma garrafa de vidro com paredes duplas, havendo quase vácuo entre elas. Isso dificulta a transmissão de calor por condução. As partes interna e externa da garrafa são espelhadas para evitar a transmissão de calor por irradiação




Perguntas interessantes