Biologia, perguntado por esperto12, 1 ano atrás

qual do caminho percorrido pela água no nosso corpo até chegar ao sangue

Soluções para a tarefa

Respondido por çpo0
1

Por Dani Rodrigues – Olá pessoal

Hoje eu venho falar sobre a importância da água no nosso organismo e como é feito o tratamento da água que chega a nossas torneiras. Vocês sabem o papel que tem a água para as funções do nosso organismo? Sabem como é feito o tratamento da água, que produtos são usados? O caminho que ela percorre até chegar à sua torneira?

A água tem uma importância inigualável para a existência da vida, e isso ninguém discute. Mas ela também tem um papel fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Ela esta presente em diversas funções no nosso corpo como, por exemplo, o transporte de nutrientes e detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormonas, enzimas e células sanguíneas.

Além disso, a água facilita também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina. Sem contar que ela é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo e também é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção, assimilação e de excreção.

Mas para usufruir de todos esses benefícios que a água proporciona é necessário que seja feito um tratamento eficiente da mesma. O tratamento oferecido pela CORSAN é feito através de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:

- Captação: retirada de água bruta do manancial;

- Adução: caminho percorrido pela água bruta até a Estação de Tratamento de Água;

- Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila;

- Floculação: em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

- Decantação: em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo dos tanques, separando-se da água.

- Filtração: a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro;

- Desinfecção: é aplicado na água cloro para eliminar microrganismos causadores de doenças;

- Fluoretação: é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças;

- Correção de PH: é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

Lembrando que antes de tudo, é preciso consciência e preservas as nascentes e matas ciliares - onde tudo começa.

Para finalizar esse processo e fazer com que água chegue às casas, ela precisa passar por vários canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas canalizações são chamadas redes de distribuição. Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. Onde existe menor pressão, instalam-se bombas, chamadas boosters, cujo objetivo é bombear a água para locais mais altos.

Algumas dicas importantes:

Uma maneira de garantir a pureza da água é fervê-la. É recomendado ferver por pelo menos, cinco minutos. Isso mata qualquer organismo causador de doenças. E não se esqueça de esfriar a água antes de beber.

Outra dica importante é fazer anualmente a limpeza da caixa d’água. Entre no site www.cedae.com.br e confira como se faz a limpeza.

Não esqueça também de: fechar bem as torneiras, regular a descarga do banheiro, tomar banhos curtos, não gastar água lavando carro ou calçadas, reutilizar a água para diversas atividades, não jogar o lixo em rios e lagos, respeitar as regiões de mananciais.

Curiosidades

O nosso cérebro é constituído por 85% de água e é por este motivo que existem muitas dores de cabeça que deixariam de existir com um pouco mais de água, principalmente nas mulheres. Não existindo água suficiente para o seu funcionamento o cérebro recorre ao intestino para repor a quantidade em falta. Os pulmões são 80% constituídos por água. Os rins possuem 80%, o sangue 79% e o coração 77% de água. Estes dados reforçam a importância de manter o organismo sempre hidratado. O recomendado é pelo menos 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros).

Perguntas interessantes