Português, perguntado por osinetereis22, 6 meses atrás


Qual destas afirmações não é verdadeira:

No início das palavras, o tepe/r/ e os palatais /ɲ/ e /ʎ/ não ocorrem.

O acento (estresse) em português pode marcar distinções fonémicas entre as palavras.

A letra c representa /s/ antes de e ou i e /k/ antes de a, o ou u. A letra s representa /s/ na maioria dos casos, mas entre vogais, um único s representa /z/.

As vogais e e o quando acentuadas (estressadas) no final de uma palavra são reduzidas e escrevem os fonemas /i/ como em bule /buli/ e /u/ como em bolo /bolu/, respetivamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por taniagggbrito
106

Explicação:

a por que o som tá muito mudo

Respondido por martinkoliveira
15

A afirmação que NÃO é verdadeira dentre as apresentadas é a letra D) As vogais e e o quando acentuadas (estressadas) no final de uma palavra são reduzidas e escrevem os fonemas /i/ como em bule /buli/ e /u/ como em bolo /bolu/, respetivamente.

A alternativa D diz que as vogais "e" e "o", se acentuadas, são reduzidas, o que não se configura como verdade. Elas apenas recebem acento para realizar uma distinção fonética, mas não são reduzidas.

Os fonemas representam as unidades sonoras das palavras, os sons produzidos pela voz. Ou seja, é por meio dos fonemas que conseguimos representar as letras do alfabeto.

Já a acentuação acontece para que o leitor possa compreender o modo que se deve pronunciar tal palavra, para dar ênfase à sílaba tônica, que é a sílaba mais forte de uma palavra.

Veja mais sobre letras e fonemas em:

https://brainly.com.br/tarefa/25213984

Anexos:
Perguntas interessantes