Sociologia, perguntado por saulocoelho5, 6 meses atrás

Qual desses eventos está relacionado a origem da Sociologia?  A Revolução industrial e o advento do capitalismo A Revolução Francesa As grandes navegações Segunda Guerra Mundial ​

Soluções para a tarefa

Respondido por apaula5328
0

Como a Revolução Francesa contribuiu para o surgimento da Sociologia?

A Revolução Francesa marcou profundamente a história europeia e, como não poderia ser diferente, foi um fator decisivo para o surgimento da Sociologia. O objetivo final alcançado da Revolução Francesa era acabar com o Antigo Regime.

A lógica monárquica, herdeira do medievalismo, foi derrubada, e o pensamento republicano começou a nascer na Europa. Forma de políticas menos excludentes, laicas e baseadas no Estado de direitos começaram a florescer na França, o que alterou a configuração social do país. Apesar dos fatores positivos que tornaram a revolução necessária, a França viveu anos de instabilidade política por conta do caos deixado no cenário pós-revolucionário, pois a grande Revolução Francesa, de inspiração burguesa e iluminista, ocasionou uma ruptura política dentro da Europa.

Segundo Comte, a Revolução Francesa foi necessária para o desenvolvimento de um novo pensamento político, laico, republicano e juridicamente amparado, mas o caos deixado pela ruptura abrupta impediu o crescimento social francês, fator que precisava ser alterado no século XIX. Como solução, Comte apontou que a Sociologia devia entrar em cena para entender a nova sociedade e reorganizá-la.

O surgimento da Sociologia como ciência

Comte deu o primeiro passo para a criação da Sociologia. Porém, Émile Durkheim formulou uma crítica ao pensamento comtiano que, na visão de Durkheim, era demasiado metafísico e não atingia, de fato, o estágio positivo capaz de criar uma ciência rigorosa para a sociedade, pois era baseado em abstrações.

Para Durkheim, uma ciência da sociedade deveria ter o seu próprio método de análise capaz de operar autonomamente, pois as leis das ciências naturais não seriam suficientes para compreender o todo complexo que eram as sociedades capitalistas industriais.

Durkheim formulou o método comparativo de análise social baseado no que ele chamou de fatos sociais. Segundo o sociólogo francês, existem traços comuns que se repetem em todas as sociedades, os fatos sociais, e o papel do sociólogo seria identificar esses fatos e comparar os dados obtidos das diferentes sociedades.

Perguntas interessantes