qual das provas seguintes só tem na categoria feminina
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Atletismo é um conjunto de esportes formado por diversas modalidades. É uma das atividades esportivas mais antigas da humanidade, com indícios de prática há mais de 5 mil anos atrás no Egito e China. Foi, entretanto, com os jogos olímpicos da Grécia que o desporto se popularizou. Naquela época, a competição era uma corrida de aproximadamente 200 metros denominada de stadium.
Um novo formato do atletismo surgiu na Inglaterra no século XIX. As atividades começaram a ser realizadas em estádios e compostas por seis provas: marcha, corrida, lançamentos, arremesso, saltos e combinada. Atualmente é uma das modalidades olímpicas mais importante.
Explicação:
Nos anos 20 começou a disputar-se uma corrida de 80 metros com barreiras de 84cm, prova que se manteve no programa feminino até meados dos anos 60, quando foi substituída pela dos 100 metros, com a mesma altura das barreiras.
Os 80 metros com barreiras entraram nos Jogos Olímpicos em 1932 e mantiveram-se até 1968; em Munique, em 1972, foram substituídos pelos 100 metros.
A britânica Mary Rand foi a primeira recordista desta prova, marcando 14.3 em 10 de setembro de 1966, em Cardiff. Porém, a IAAF só reconhece como seu primeiro recorde a marca de 13.3, da alemã de Leste Karin Balzer, em Varsóvia em 20 de junho de 1969.
No tempo dos 80 metros com barreiras, o Brasil teve uma atleta de grande nível internacional, Wanda dos Santos, inúmeras vezes campeã e recordista sul-americana, e que foi Olímpica em Helsinque em 1952, onde atingiu as semifinais, conseguindo o recorde sul-americano, e em Roma em 1960, então já em final de sua carreira.
No Brasil, o primeiro recorde reconhecido foi da atleta ERICA VOGT, vencedora da Seletiva de Adultos