Saúde, perguntado por claytonpro, 1 ano atrás

Qual das características clinico-laboratoriais abaixo é utilizada, frequentemente, para diferenciar uma meningite bacteriana supurada daquela de origem viral?
a) Dosagem de proteínas no LCR diminuída
b) Dosagem de glicose diminuída e aumento do lactato no LCR
c) Dosagem de cloretos no LCR aumentado
d) Dosagem de glicose no LCR aumentado
e) Coma hiperosmolar

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
11
Boa noite.
As meningites são provocadas pela inflamação das meninges, membranas que recobrem o encéfalo e a medula espinhal. Podem ser provocadas por diversos tipos de invasores, mas os mais recorrentes são vírus e bactérias. 
Meningites virais são mais leves que as bacterianas, podendo às vezes até evoluir bem sem tratamento, o que não ocorre nas meningites bacterianas. Contudo, exames são necessários para confirmar realmente qual é qual. 
  Para o diagnóstico mais rápido e correto, faz-se logo a análise do Líquido Cefalorraquidiano (LCR), retirado através de uma punção lombar.
  Então, o que se pode encontrar no LCR que diferencie?
  Primeiramente, o LCR é límpido e incolor, como água, então quando ele se apresenta com um aspecto turvo, como se tivesse pus, já há uma indicação de infecção.
  A glicose fica diminuída em casos de meningite bacteriana, o que não é tão evidente em meningites virais, cujos níveis de glicose variam do normal a discretamente baixos. 
  Em relação às proteínas, os níveis aumentam no LCR, principalmente na bacteriana. Quanto ao lactato, meningites bacterianas apresentam altos níveis, enquanto que nas virais esses valores se encontram dentro da normalidade.
  Em meningites bacterianas, encontram-se níveis diminuídos de cloreto no LCR.

Resposta: Letra B (glicose diminuída e aumento do lactato no LCR)
Perguntas interessantes