Direito, perguntado por anapaulanascime8406, 10 meses atrás

Qual das assertivas abaixo expressa a diferença entre as teorias naturalistas e contratualista sobre a origem e o surgimento do Estado.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
7

As alternativas são:

A - As teorias naturalistas baseiam-se na proposição de que o homem deve ser saudável para fazer parte dos negócios públicos. Seus teóricos buscaram a concepção da importância de uma boa alimentação para o fortalecimento pessoal e consequentemente, na administração do Estado.

B - Segundo as teorias naturalistas o Estado é fruto de um contrato, um pacto entre os homens. Para a teoria contratualista o homem é um animal político,naturalmente gregário, inclinado para fazer parte da polis, entendida como sociedade política

C - Segundo as teorias naturalistas, o homem é naturalmente um ser gregário, é um animal político inclinado para fazer parte da polis. As teorias contratualistas partem da ideia de que o Estado é fruto de um contrato, ou um pacto entre os homens.

D - Para as teorias naturalistas o estado de natureza é sempre um estado de guerra perpétua, baseado na luta de todos contra todos. Os contratualistas unanimemente corroboram com a concepção de que o estado de natureza era um reino pacifico, onde a liberdade e a propriedade eram assegurados.

E - As teorias contratualistas e naturalistas convergem no sentido de que os homens saem do estado de natureza para a sociedade civil a medida que realizam "trabalho", ou seja, modificam o mundo a sua volta

C é verdadeira. A principal diferença entre ambas é sobre a natureza do Estado: se decorre da própria natureza do homem, sendo uma manifestação de um fenômeno que é tão intrínseco ao homem quanto a razão ou se é fruto de um acordo político estabelecido entre sujeitos diferentes.

Os naturalistas afirmam ser coisa natural, de modo que tendem a formular leis que emulem a "natureza humana", enquanto que os contratualistas afirmam ser coisa arbitrária, de modo que visam formular leis que racionalizem a política.

Perguntas interessantes