. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI?
A - Portugal era o país mais rico e populoso da Europa, marinheiros de vários países moravam e trabalhavam em Portugal e dinheiro para investimento em navegação oriundo da industrialização do país.
B - Apoio total da população, ajuda de outros países, altos investimentos na construção de caravelas feitos por ricos comerciantes asiáticos e americanos.
C - Posição geográfica favorável, bons conhecimentos e experiência em navegação, domínio da técnica de construção de caravelas, capital para investimentos oriundo da burguesia e nobreza.
D - Experiência em navegação de longo alcance desde o início da Idade Média, grande quantidade de madeira e ferro no território português para a construção das caravelas, total conhecimento das técnicas de navegação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
É correta a alternativa C, de modo que em Portugal houve a combinação de uma série de fatores que ajudaram a dar um "empurrãozinho" para tornar o país um dos protagonistas das Grandes Navegações.
Portugal possui todos os seus portos no Atlântico, de modo que a navegação oceânica (mesmo que de curtas distâncias) era algo já tradicional para os portugueses. Contavam, do mesmo modo, com excelentes navegadores, construtores e projetistas de embarcações. Além disto, foram a primeira Nação unificada da Europa, o que deu as bases políticas e econômicas para os grandes investimentos necessários nestes projetos.
Explicação:
Confia na Mãe
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Artes,
5 meses atrás
História,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás