Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Qual das alternativas a seguir apresenta uma possibilidade concreta de tornar a escola um ambiente mais democrático culturalmente?


a) Pode-se começar por rechaçar todos tipos de avaliações, que servem apenas para restringir as possibilidades do currículo. Devemos deixar que a avaliação dê lugar a um currículo construído somente pelo aluno, sem se importar com IDEB, ENEM ou vestibular.


b) Precisamos abolir a organização da escola em turmas e disciplinas, colocando em xeque toda a ideia de escola. Dessa forma, podemos, com efeito, envolver todos os estilos e pensamentos educacionais, sem necessidade de qualquer convenção.


c) O currículo da escola poderia ser revisto a partir de saberes da comunidade, ignorando os conhecimentos consagrados. Dessa forma, pode-se resistir a avaliações e trabalhar apenas o que o aluno gosta.


d) O educador pode sempre repensar sua própria trajetória a partir de algumas perguntas ou exercícios - e isso pode ser feito no coletivo de professores. Estes podem retomar seus próprios históricos, perceber suas evoluções teóricas e desafios em termos de aumentar a democracia cultural da escola.


e) A escola poderia passar a organizar-se em assembleias, todas as definições devem sempre ser aceitas por toda a comunidade, caso contrário, estaremos sendo autoritários. Democracia exige que tudo que ocorre na escola seja votado em reunião.

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiaestudos18
14

Resposta: A resposta correta é a letra d) O educador pode sempre repensar sua própria trajetória a partir de algumas perguntas ou exercícios - e isso pode ser feito no coletivo de professores. Estes podem retomar seus próprios históricos, perceber suas evoluções teóricas e desafios em termos de aumentar a democracia cultural da escola.

Explicação:

Pois uma boa forma de repensar a cultura na escola é olhar para sua própria trajetória, pois, muitas vezes os professores podem compreender melhor a questão a partir de sua experiência. Não cabe levar essa discussão para um lado um tanto quanto ignorante de achar que democracia é apenas assembleia. Democracia, para dar certo, envolve assunção de responsabilidades, cabendo ao professor e ao gestor fazerem os seus papeis, por exemplo. Da mesma forma, o currículo não poderia ser simplesmente abolido, pois pouca coisa seria mais antidemocrática do que negar ao aluno os conhecimentos que, por mais injustamente consagrados, ele precisa dominar para obter sucesso. Desestabilizar a monocultura escolar é mais complexo do que mera rejeição geral.

Respondido por grongas
9

Resposta:

d)  O educador pode sempre repensar sua própria trajetória a partir de algumas perguntas ou exercícios - e isso pode ser feito no coletivo de professores. Estes podem retomar seus próprios históricos, perceber suas evoluções teóricas e desafios em termos de aumentar a democracia cultural da escola.

Explicação:

Uma boa forma de repensar a cultura na escola é olhar para sua própria trajetória, pois, muitas vezes os professores podem compreender melhor a questão a partir de sua experiência. Não cabe levar essa discussão para um lado um tanto quanto ignorante de achar que democracia é apenas assembleia. Democracia, para dar certo, envolve assunção de responsabilidades, cabendo ao professor e ao gestor fazerem os seus papeis, por exemplo. Da mesma forma, o currículo não poderia ser simplesmente abolido, pois pouca coisa seria mais antidemocrática do que negar ao aluno os conhecimentos que, por mais injustamente consagrados, ele precisa dominar para obter sucesso. Desestabilizar a monocultura escolar é mais complexo do que mera rejeição geral.

Perguntas interessantes