Qual das ações abaixo NÃO pode ser considerada de responsabilidade social
a) Melhorar o ambiente de trabalho em que os colaboradores da empresa trabalham, a fim deque se torne seguro, evitando acidentes de trabalho.
b) Adotar a inclusão e diversidade de trabalhadores capacitados no ambiente de trabalho.
c) Adotar medidas que diminuam o impacto ambiental, como a reutilização de água,
diminuição do uso de energia elétrica, redução de matérias primas, etc.
d) Estimular a competição acirrada entre os colaboradores, a fim de que todos possam estar
envolvidos em causas sociais.
e) Participar de campanhas que contribuam para causas ambientais, sociais, como por
exemplo, destinar parte dos lucros para causas de combate a doenças.
Soluções para a tarefa
Resposta: Opção d)
Explicação: Primeiro, é preciso ter em mente o significado do termo responsabilidade social. Pode-se afirmar que essa expressão está relacionada com o cumprimento de ações, a partir de indivíduos, organizações, empresas, relacionadas com o bem-estar da sociedade como um todo, seja para tornar a sociedade mais justa, uma melhor relação entre sociedade e ambiente, etc. Vamos analisar item por item:
Opção a) Melhorar o ambiente de trabalho, a fim de torna-lo mais seguro, é uma ação de responsabilidade social: ao tomar atitudes e melhorar questões estruturais de um determinado local de trabalho que evitem a dor de outrem, o dono de uma empresa pensa em seus funcionários, visando o bem-estar deles.
Opção b) Adotar esse tipo de inclusão é também um tipo de responsabilidade social, dando oportunidade àqueles que não possuem tanta facilidade em encontrar empregos convencionalmente, seja por razão de preconceito/discriminação, seja pela falta de acessibilidade.
Opção c) Medidas que ajudem a melhorar a relação da sociedade com o ambiente podem ser caracterizadas como ações de responsabilidade social: ao melhorar o ambiente no qual a sociedade vive e se comporta, tende-se a melhorar a qualidade de vida dos indivíduos sociais que estão nesse meio.
Opção d) Estimular competição entre funcionários de causas não é exatamente uma ação de responsabilidade social: àqueles que não consigam atingir as metas estabelecidas ou obter menores resultados nos critérios de competição podem ser prejudicados com demissões/exclusões, diminuição de salários, entre outras consequências, sem necessariamente terem suas características individuais levadas em conta. Essa é a opção que NÃO pode ser considerada de responsabilidade social.