qual contexto histórico do filme Caramuru
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Resposta:
Por que é reservado à TV e ao cinema retratar, por meio de imagens, as experiências da História? De que forma ocorre a transmutação de um fato histórico para o espaço da ficção? Qual a importância do cinema em transformar uma tragédia numa produção que re-configura o sentido da formação cultural e social do Brasil em algo grotesco e retratá-la por meio de uma comédia romântica? Ao se realizar um filme, com base em fatos históricos, as imagens elevam os fatos históricos ocorridos ou há uma inversão de contexto que pode ser considerada proposital? As dúvidas que originaram esta pesquisa surgiram a partir do filme “Caramuru, a invenção do Brasil”, de Guel Arraes e Jorge Furtado, lançado nacionalmente em 2001, pela Globo Filmes. O cerne da produção tinha por mote as festividades dos 500 anos de Descobrimento do Brasil. Porém, ao observarmos a forma distorcida e grotesca com que os autores trataram a lenda de Caramuru e Paraguaçu, achamos relevante um estudo que abordasse o fenômeno do ponto de vista cultural, já que se trata de uma narrativa incorporada e sedimentada ao imaginário simbólico nacional. Para isso, analisamos a narrativa do filme e uma vasta pesquisa bibliográfica para dar conta de entender a versão dos autores, buscando, aí, as respostas às nossas indagações, do ponto de vista da comunicação, da sociologia, da cultura e dos meios técnicos de produção cultural de massa, ou seja, produtos para TV e cinema.