Qual conceito de ideologia de Ricouer?
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Resposta:
Contudo, Ricoeur acredita que a discussão acerca do problema da ideologia traz consigo duas armadilhas: a primeira diz respeito à definição inicial do conceito, e a segunda diz respeito ao seu estatuto epistemológico. No caso da primeira armadilha, Ricoeur rejeita a ideia de análise da ideologia em termos de classe social e, por conseguinte, sua função inerente de dominação por uma classe dominante. Aqui há uma direção muito clara: superar o conceito marxista de ideologia, numa tentativa que ele chama de atravessá-lo. O que parece claro, entretanto, é que essa rejeição é, na verdade, uma objeção a um marxismo vulgar que toma como ponto de partida a relação mecânica existente entre a infraestrutura econômica e a superestrutura simbólico-cultural. Desse marxismo vulgar, pode-se concluir que os aspectos simbólicos da vida são um epifenômeno natural de uma ordem econômica de base, e, dessa relação mecânica e previsível, todo o processo ideológico seria resultado da absorção passiva, por parte dos trabalhadores, do conjunto das ideias dominantes. Ricoeur, ao "atravessar" o marxismo, está, na verdade, renunciando esse projeto marxista vulgar, ignorando a fundamental relação dialética entre infra e superestrutura proposta por (Marx Swingewood, 1978). Já no caso da segunda armadilha, relacionada ao estatuto epistemológico do conceito, Ricoeur abdica da perspectiva positivista de ciência como o lugar por excelência da liberdade das amarras da ideologia. Ainda mais quando esse lugar é utilizado como porto seguro daqueles que, advogando em prol de sua própria (pretensa) objetividade e neutralidade, denunciam a ideologia de outras formas de conhecimento filosófico. Com esforço, Ricoeur resvala na denúncia entre ciência e interesse levada a cabo pela Escola de Frankfurt. É bem verdade que, nos trabalhos da Escola de Frankfurt, a relação entre ciência e ideologia revela mais a faceta de instrumentalização do homem pelo homem a partir da relação evidente entre ciência e interesse e, numa perspectiva mais ampla, no aniquilamento do pensamento de protesto (Marcuse, 1969).
Resposta:
no entendimento de Ricoeur a ideologia é algo que está presente em todos, pois constitui o conjunto de idéias e posições assumidas perdendo com este filósofo seu sentido depreciativo, como tentava imputar karl Marx
Explicação:
Espero ter ajudado