Geografia, perguntado por radijateles123, 1 ano atrás

qual civilizacao antiga e pre-colombiana viveuna regiao da america central?

Soluções para a tarefa

Respondido por alessandrapimentades
5

As principais civilizações que se desenvolveram na América antes da chegada de Colombo foram os astecas, maias e incas. Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala. Já a civilização inca estabeleceu-se ao longo da linha dos Andes, na América do Sul, região que compreende os atuais Chile, Equador e Peru.

Ao contrário de outras culturas, ou povos, que habitavam todo o continente americano nessa época (como os tupi-guarani no Brasil e os sioux, nos Estados Unidos), astecas, maias e incas são considerados “construtores de civilização”, pois conseguiram desenvolver um complexo domínio de metais, o que os possibilitou a criação de cidades, de sofisticados sistemas de irrigação, plantio e outros elementos. Além disso, esses três povos também conseguiram criar seu próprio sistema de escrita e várias composições artísticas, das quais se destacam as grandes pirâmides de Tenochtitlán, capital do Império Asteca.

A mais antiga dessas três civilizações era a dos maias, cujo ápice de desenvolvimento ocorreu no século VII d.C. Ao contrário dos astecas, os maias não conseguiram desenvolver um império unificado, mas apenas grandes centros independentes, que começaram a declinar por volta do século XIII d.C. Os astecas começaram a se projetar como grande civilização no século XIV d.C., quando chegaram ao vale do México, vindos de Aztaclán. Seu império foi o mais poderoso dos pré-colombianos, chegando a abarcar um contingente de milhões de pessoas. Só a capital, Tenochtitlán, em seu auge, chegava a comportar mais de 100 mil pessoas – número impossível para qualquer grande cidade europeia da Idade Média e início da Idade Moderna. Tanto entre astecas quanto entre maias, o culto ao deus solar era muito expressivo. A exigência de sacrifícios humanos levava muitos prisioneiros de guerra à decapitação e à extração do coração ainda pulsante.

Perguntas interessantes