História, perguntado por steh12371, 9 meses atrás

qual auxílio o Teatro Experimental do Negro poderia dar na luta afro-brasileira por afirmação?​

Soluções para a tarefa

Respondido por luizadesouzaayla
4

Resposta:

O Teatro Experimental do Negro (TEN) é fundado em 13 de outubro de 1944, no Rio de Janeiro, por iniciativa do economista e ator Abdias do Nascimento (1914-2011), com o apoio de amigos e intelectuais brasileiros. A proposta de ação da companhia é reabilitar e valorizar socialmente a herança cultural, a identidade e a dignidade do afro-brasileiro por meio da educação, da cultura e da arte.  

Em dezembro de 1944, o grupo faz uma participação especial em uma cena da peça Palmares, da poetisa Stella Leonardos (1923), representada pelo Teatro do Estudante do Brasil (TEB). Por intermédio do escritor Aníbal Machado (1894-1964), o TEN consegue o empréstimo dos salões e do restaurante da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), e o espaço é utilizado no período noturno, após o término das atividades da entidade estudantil, para a realização de ensaios e atividades culturais.

O TEN elabora um trabalho alternativo de educação direcionado à população negra e oferece programas de alfabetização e iniciação cultural. A criação de um curso de alfabetização surge pela dificuldade dos atores em memorizar e decorar o texto, e as aulas de iniciação cultural utilizam as peças teatrais como principal material pedagógico.

Com essas atividades, o TEN valoriza a construção de uma identidade negra e viabiliza a formação de elenco próprio. Em plena década de 1940, tal fato implica uma mudança no mercado de trabalho e na expectativa do público, habituado a ver atores brancos que se pintam para poder representar personagens negros.

Para a estreia do TEN, Nascimento não encontra, na dramaturgia brasileira, um texto adequado ao objetivo do grupo, que é mostrar os “heróis negros” da “epopeia afro-brasileira”. O repertório nacional possui apenas alguns “poucos dramas superados, nos quais o negro faz o cômico, o pitoresco, ou a figuração decorativa”.1 A alternativa mais indicada para o momento é O Imperador Jones, do dramaturgo norte-americano Eugene O'Neill (1888-1953). A peça, dirigida por Nascimento, estreia em 1945, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na abertura do espetáculo, o Recitativo Coral do TEN apresenta uma seleção de poesias afro-americanas. Apesar da descrença do meio intelectual em relação à ousadia do grupo amador de intérpretes, quase todos desconhecidos, de montar um autor da força de O’Neill, a encenação obtém boa receptividade e elogios da crítica ao protagonista Aguinaldo Camargo (ca.1918-1952).


steh12371: ta mais vc colocou um textão e eu não entendi nada
steh12371: fala a resposta normal
steh12371: qual auxílio o teatro experimental do negro (TEN), poderia dar na luta afro-brasileira por afirmação ?
Respondido por Gisellymonteiro
9

Resposta:

A criação de um curso de alfabetização surge pela dificuldade dos atores em memorizar e decorar o texto, e as aulas de iniciação cultural utilizam as peças teatrais como principal material pedagógico com essas atividades, o TEN valoriza a construção de uma identidade negra e viabiliza a formação de elenco próprio.

Explicação: Não sei se tá certo mas coloquei isso no meu.

ESPERO AJUDAR!!!!

Perguntas interessantes