qual autor que não apareceu na época do teatro espanhol
Soluções para a tarefa
A partir de hoje, iniciamos uma série de matérias sobre o Teatro Espanhol, começando por um breve resumo de sua história. Como o teatro europeu, surgiu vinculado ao culto religioso. As representaçoes, realizadas dentro das igrejas, no coro ou na parte central da nave foi, paulatinamente, tornando-se mais largas e espetaculares. Assim, foi aparecendo uma espécie de teatro religioso, que é considerado o teatro medieval por excelência. Posteriormente, foram sendo colocados elementos profanos e cômicos nas obras que, por razoes óbvias, tiveram que abandonar os templos para serem encenadas em locais públicos. Em Espanha, se conservam poucos documentos escritos e ainda menos obras teatrais desta época. A mostra mais antiga do teatro castelhano é a obra Auto de los Reyes Magos, de finais do séc. XII.
Os parâmetros medievais seguirao relevantes no teatro espanhol até o séc. XVI, quando inicia-se um processo modernizador que cria vária tendências, como o classicismo, influências italianas ( cujo principal representante foi Juan de Encina), e as de tradiçao nacionalista (Juan de La Cueva). A obra dramática mais importante do período é denominada de “A Celestina”, de Fernando de Rojas, de complicada estrutura, com mais de 20 atos, e que continua atualmente com enorme dificuldade para ser representada. A época auge, nao só do teatro, como também de toda a cultura espanhola, é o séc. XVII, também chamado “Século de Ouro”, pela quantidade e qualidade de personagens que se desenvolveram em todos os campos artísticos. A representaçao pública converte-se num princípio moral e estético. O mundo é um teatro e, como tal, é a arte mais adequada para representar a vida. Sao criadas as primeiras salas teatrais, chamadas de Corrales de Comédias, gestionadas pelas hermandades, verdadeiros precedentes dos empresários do teatro moderno. Abaixo, vemos uma imagem do local onde antigamente se situava o famoso Corral de la Cruz, em Madrid.
Durante este século, proliferam os grandes artistas e as companhias teatrais. Entre os grandes dramaturgos, destacamos Lope de Vega, um dos mais prolíficos, já que escreveu mais de 1500 peças teatrais.
No Bairro das Letras de Madrid (post publicado em 27 e 29/11/2012), é possível visitar a casa-museu onde viveu o artista.
quem foi o grande nome da literatura espanhola ?
Desde então, tornou-se um dos grandes nome da literatura espanhola contemporânea. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema e lhe renderam importantes prêmios literários, como o Rapallo Carige e o Prix Mediterranée. Suas outros livros publicados no Brasil são Malena é um nome de tango e Atlas da geografia humana.
quais eram as obras teatrais profanas ?
Todas as obras teatrais profanas eram chamadas " comédias ", uma designação que abarcava três géneros: a tragédia, o drama e a comédia propriamente dita.
Será que a primeira película vai chegar às salas espanholas?
A primeira película sofre as fortes censuras do regime e não poderá chegar às salas espanholas até à morte do ditador, assim como o segundo cruza a linha de transgressão daquilo que é entendido por legal e ilegal. Toda esta opressão vai criar o caminho do cinema clandestino nascendo então uma nova época.
Quais as salas de espetáculos do teatro?
O teatro possui duas salas de espetáculos: a Sala Principal, com 735 lugares e um palco em que foram estreadas, entre outras, muitas obras de Cervantes, Lope de Vega e Tirso de Molina.
Resposta:
Miguel de Cervantes