Qual as três habilidades do administrador e de que forma elas são exigidas em cada nível hierárquico
Soluções para a tarefa
Resposta:
As três habilidades do administrador são as técnicas, as humanas e as conceituais.
Explicação:
A hierarquia na administração costuma ser dividida no formato de uma pirâmide da seguinte forma: na base tem o nível operacional, no meio tem o nível gerencial/tático e no topo o nível estratégico.
Quem está no topo da pirâmide deve saber enxergar a organização a ser administrada como um todo e, para isto deve ter habilidades conceituais: coordenar e integrar todos os interesses e atividades da organização para atingir as metas e manter a organização em atividade.
O meio da pirâmide, que também é chamado de nível gerencial, valoriza mais as habilidades humanas; que envolvem motivar e coordenar outras pessoas.
A base da pirâmide é o nível técnico ou operacional que envolve aquelas tarefas especializadas e muitas vezes não administrativas; conhecimentos sobre como fazer determinada coisa ou fabricar o produto que a organização vende por exemplo.
O administrador ideal, na opinião de alguns especialistas, deve ter estas três habilidades bem desenvolvidas mas é óbvio que este tipo de pessoa é bem difícil de encontrar. O que tem muito são pessoas que tem uma destas habilidades mas não tem as outras duas.
Por exemplo, imagine aquele sujeito que é ótimo em lidar com outras pessoas; ele usa suas habilidades humanas para impressionar e convencer as pessoas no topo da hierarquia da organização onde trabalha a colocar ele no cargo de, por exemplo, presidente.
No cargo de presidente ele é um desastre pois simplesmente não consegue enxergar a organização como um todo e se atrapalha ao tentar coordenar e integrar todos os interesses e atividades que acontecem na organização.
Outro exemplo tão comum quanto o de cima, senão ainda mais, é a promoção de uma pessoa com grandiosas habilidades operacionais para um cargo de gerencia. Imagine que em uma empresa que fabrica televisões trabalhe um excelente engenheiro que sabe tudo, tudo mesmo, sobre televisões e então ele é promovido a gerente do departamento onde trabalha.
Este engenheiro é péssimo no trato com outras pessoas e obviamente não trabalha como gerente com a mesma qualidade que executa o trabalho que executava antes de ser promovido.