Geografia, perguntado por yanndraefigeniar, 10 meses atrás

Qual as principais diferenças e semelhanças entre o turismo e o ecoturismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusaquino2k19
1

No turismo tradicional, as pessoas ficam em hotéis normais. Não são todos que têm, no mínimo, uma reciclagem dos seus detritos, o que dirá da preservação ambiental.

No ecoturismo, o viajante irá, na maioria das vezes, para o meio da natureza, como trilhas ecológicas, mergulhos, postos de observação da fauna e flora, formações geológicas, cachoeiras, cavernas, e muito mais.

No tradicional, os viajantes conhecem os pontos turísticos de um determinado lugar e aprendem sobre aquele lugar. Por outro lado, no ecoturismo, a pessoa irá aprender isso e toda a parte ambiental por trás daquele lugar. Irá conhecer e explorar a natureza, mas de uma maneira que ela não seja agredida, pelo contrário, o ecoturista ajuda na preservação daquele lugar.

Outra diferença é que no ecoturismo as famílias locais se beneficiam de várias formas dessa prática de descanso das pessoas. Além de não sujar e preservar o local, vários locais comercializam produtos, ajudando na renda daquele povo.

Outra diferença, e talvez a mais importante, é a questão do impacto ambiental que ambos podem causar.

No turismo convencional, visita-se lugares comuns e não se passa muito disso. Em muitos lugares, a agressão ao meio ambiente é nítida, com a sujeira daquele local. No ecoturismo, além da limpeza e da conscientização, a pessoa estará no meio da natureza, podendo se desligar do mundo.

O ecoturismo surgiu como um turismo alternativo, onde amantes da natureza, que querem ficar mais afastados das civilizações, procuram lugares naturais e ricos em biodiversidade.

Um local muito procurado para o ecoturismo é Fernando de Noronha, que pertence a Pernambuco. Para entrar na ilha, o visitante paga por uma taxa de preservação e pode conhecer muitas coisas, por exemplo, o projeto "Tamar" e o Parque Nacional Marinho.

No Brasil, diversos estados possuem atrativos para os amantes da natureza. Em São Paulo, além da Ilhabela, já mencionada, Itararé oferece cânions, paredões rochosos, cachoeiras e cavernas. Fica a aproximadamente 300 quilômetros da capital.

No estado do Rio de Janeiro se encontra o Parque Nacional de Itatiaia. Ele é o primeiro e o mais antigo parque brasileiro. Com aproximadamente trezentos mil metros quadrados, ele chega até os estados de Minas Gerais e São Paulo e faz parte da região da Serra da Mantiqueira.

Muitos outros destinos brasileiros estão disponíveis, como a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Lençóis Maranhenses, no Maranhão, Itacaré, na Bahia, etc.

Perguntas interessantes