História, perguntado por armyqualquer001, 4 meses atrás

qual as mulheres começaram a ter destaque no mercado de trabalho?

Soluções para a tarefa

Respondido por utopia62
0

Elas eram, em grande parte, costureiras, professoras e funcionárias do comércio. De lá para cá, a presença feminina aumentou e as mulheres passaram a ter novas ocupações, agora com maior destaque e protagonismo. Hoje, por exemplo, elas trabalham como engenheiras, advogadas e médicas.

Respondido por guga81926
1

Foi em 1970 que as mulheres começaram a entrar com mais força no mercado de trabalho, exercendo profissões importantes para o desenvolvimento da sociedade.

Elas eram, em grande parte, costureiras, professoras e funcionárias do comércio.

De lá para cá, a presença feminina aumentou e as mulheres passaram a ter novas ocupações, agora com maior destaque e protagonismo.

Hoje, por exemplo, elas trabalham como engenheiras, advogadas e médicas.

No entanto, embora a realidade seja favorável quando comparada às décadas passadas, as mulheres ainda enfrentam muitas barreiras.

MULHERES EM DESTAQUE NO AMBIENTE DE TRABALHO

1. ANIELLE GUEDES

Após trabalhar como tradutora de uma equipe do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e observar de perto a realidade de cinco comunidades brasileiras, Anielle percebeu que o problema de moradia é grave em nosso país. Ela é fundadora da startup Urban 3D e pretende revolucionar o mercado da construção civil.

Considerada pela Revista Forbes como uma das mentes jovens mais promissoras, Anielle chega com a proposta de construir habitações por meio de:

softwares para projetos corporativos avançados;

robótica;

impressão 3D.

Você não leu errado, o intuito da Urban 3D é criar edifícios de, pelo menos, 12 andares com concreto reciclado e feitos por um robô.

Anielle já foi convidada por diversas organizações internacionais para palestrar, explicar um pouco melhor a sua curta trajetória e revelar suas ambições com o projeto.

Suas ideias ousadas e o protótipo do material de arquitetura sustentável, atraíram as atenções de milhares de empresas, entre elas, a NASA.

2. ANA LUÍSA CORREARD

A jovem empreendedora paulistana teve a ideia de fundar a empresa M’ana – Mulher conserta para Mulher, e disponibilizar a mão de obra de manutenção nas residências.

Tudo começou depois que se viu diante de um episódio de assédio em sua casa e pensou que seria mais seguro mulheres prestando serviços para outras mulheres.

Ela reuniu o conhecimento junto aos poucos materiais que possuía e foi à luta para colocar o seu projeto em prática. Depois de um sucesso estrondoso no Facebook, a demanda subiu consideravelmente e Ana Luísa resolveu associar-se com a arquiteta Katherine Pavloski.

A empresa delas já prestou mais de 1500 serviços elétricos, hidráulicos, pinturas, instalações diversas e até revestimentos com drywall, um material bem utilizado para estruturar divisórias para escritórios.

As duas sócias abstraem o preconceito de muitos homens e deixam claro que com a M’ana não existe essa história de sexo frágil.

3. LUIZA HELENA TRAJANO

A sobrinha da fundadora da rede Magazine Luiza provou por A mais B porque é uma mulheres em destaque e que merece estar no patamar que alcançou, afinal, nenhuma pessoa gerencia uma das principais empresas de varejo do país sem ter demonstrado competência.

O negócio, que começou com uma pequena loja no interior de São Paulo, expandiu assustadoramente.

Luiza é uma das principais responsáveis pela nova fase da rede de lojas e deu o pontapé inicial no comércio eletrônico no Brasil, quando poucas pessoas tinham ideia do que era.

Ela tem sido uma grande referência de mulher de destaque, principalmente pela política de igualdade de gênero presente na essência da empresa.

Por várias oportunidades foi chamada para dar palestras sobre marketing, vendas e gestão empreendedora, até porque a fórmula usada na Magazine Luiza a cada dia consegue atrair mais clientes e a coloca diretamente entre as mulheres em destaque no país.

4. ANA FONTES

Algumas situações nos fazem refletir e analisar se o rumo que estamos tomando vale a pena, não é verdade? Foi o que aconteceu com a empresária Ana Fontes. Após passar 17 anos como executiva, ela decidiu largar o emprego, retomar os laços familiares e ter o seu próprio negócio.

Em 2010, ela criou a Rede Mulher Empreendedora, um espaço para auxiliar as mulheres que já ansiavam por uma empresa.

O site conta com informações, artigos, dicas e discussões pertinentes para engajar e colocar outras mulheres em destaque, para movimentar a economia do nosso país.

O projeto lhe trouxe qualidade de vida e proporcionou inspiração para diversas pessoas.

O site tem hoje mais de 300 mil cadastrados e Ana Fontes já ministrou palestras, workshops e até foi jurada de competições sobre empreendedorismo.

5. ZAHA HADID

Fã confessa de Oscar Niemeyer, a iraniana Zaha Hadid está na lista de melhores arquitetos do mundo e já escreveu o seu nome na história da arquitetura mundial. Em 2004, ganhou o prêmio Pritzker, a maior honraria da área, e se tornou uma mulheres em destaque, em um mundo dominado por homens.

Assim como Frank Gehry, a iraniana adota um estilo desconstrutivista e é responsável por edifícios que emanam criatividade e elegância.

Perguntas interessantes