Qual as influências que as riquezas oriundas da extração exerceram sobre o Barroco no Brasil no século XVIII ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.
Explicação:
A reação ao Classicismo entre os séculos XVI e XVII levou ao surgimento do Barroco na Itália. Com características totalmente opostas, como excesso, exagero, linguagem dramática, assimetria, irregularidade, conceptismo e cultismo, o estilo Barroco ditou a cultura da época.
Naquele período pós-Reforma Protestante, a Igreja Católica da Contrarreforma tentava se refazer e as monarquias absolutistas buscavam se autoafirmar, ostentando poder e pompa. Exemplo disso são os grandes teatros, igrejas e palácios construídos na época com o objetivo de causar um impacto na sociedade.
Católico e monárquico, Portugal adotou essa estética barroca e a levou ao Brasil cerca de 100 anos após o início da colonização, quando o território brasileiro crescia com o surgimento das suas primeiras vilas.
Nessa época, a escravatura foi instaurada e os índios demonstravam resistência à expansão da colonização. Dessa forma, o Barroco no Brasil expressou todas essas contradições e tensões. A técnica rudimentar utilizada pelos escravos e índios, principalmente nas artes plásticas, levou o Barroco no Brasil a ser considerado pobre quando comparado ao europeu. Porém, para muitos estudiosos, foram essas características que deram originalidade às obras barrocas nacionais.
espero ter ajudado:))
se puder me dá melhor resposta