qual as ideias de Owen desejava acabar com o capitalismo
Soluções para a tarefa
Robert Owen, pode ser visto como um dos mais atuantes pensadores do socialismo utópico. Na condição de administrador, teve a oportunidade de observar claramente as penosas condições às quais os trabalhadores eram submetidos. A partir dessa experiência, resolveu dedicar-se à criação de cooperativas que negassem o individualismo e a lógica egoísta das empresas capitalistas.
Na Escócia, após assumir o controle de uma empresa produtora de algodão, Owen estabeleceu um regime de trabalho de dez horas e oferecimento de instrução escolar a seus empregados. Passado algum tempo, o sucesso alcançado por seu modelo acabou gerando fortes manifestações oposicionistas. Com isso, foi para os Estados Unidos e criou uma nova cooperativa chamada New Harmony.
Quando retornou à sua terra natal, Robert Owen se deparou com a completa falência das cooperativas que tinha ali concebido. De fato, seria um tanto quanto difícil ir contra a lógica e os demais padrões que imperavam na maioria das atividades econômicas. Com isso, talvez decepcionado pela falência de seu projeto, acabou se dedicando à criação das primeiras associações de trabalhadores, conhecidas como trade-unions.
Do ponto de vista crítico, não podemos simplesmente acreditar que os ideólogos do socialismo utópico eram superficiais ou completamente equivocados. Mesmo não observando a aplicabilidade de suas teorias, as noções lançadas pelos membros desse movimento de ideias tiveram papel fundamental para que outros intelectuais pudessem conceber novas reflexões sobre a sociedade capitalista.