qual as diferenças entre patristica e escolástica? Para mim, parece que ambas buscam explicar a religião pela razão
Soluções para a tarefa
Realmente, ambas são muito parecidas, e de forma geral ambas tentavam explicar a religião pela razão, mas há algumas diferenças entre os objetivos de ambas, para entender um pouco mais da diferença das duas, vamos entender o contexto e os principais autores.
A Patrística surge no momento de concretização dos dogmas católicos, o objetivo principal era compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico. Ou seja, eles buscavam a racionalização da fé cristã (não é por acaso que as teorias abordavam a criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina). Além disso, Agostinho de Hipona teve uma forte influência das ideias de Platão.
A Escolástica, através do racionalismo, buscou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno e também as relações entre o homem, a razão e a fé e tinha como objetivo principal acabar com as dúvidas e controvérsias sobre a existência de Deus e os dogmas da Igreja, através da argumentação que unia a crença cristã e fé (teologia) à lógica aristotélica - razão (filosofia). Além disso, essa corrente filosófica foi classificada como um método filosófico que foi extremamente utilizado e aprimorado nas universidades da Idade Média. Por fim, Tomás de Aquino teve forte influência das ideias aristotélicas e por isso resgatou muitos argumentos metafísicos.
Portanto, basicamente a Patrística teve como objetivo consolidar o papel da igreja e propagar os ideais do cristianismo (com teorias que visavam essa explicação) e a Escolástica tentou aliar a razão e a ciência aos ideais da Igreja Católica (buscava explicar racionalmente a existência de Deus, da alma, do céu e inferno e as relações entre homem, razão e fé).
*Espero que tenha entendido, caso reste alguma dúvida pode deixar nos comentários" Bons estudos.