Qual as diferenças das práticas Liberalistas para as práticas mercantilistas?
Soluções para a tarefa
Mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas praticadas na Europa na Idade Moderna.
Entre o século XV e o final do século XVIII, a Europa passou por grandes transformações. O mundo medieval havia sofrido grandes transformações, sendo substituído por novas organizações políticas, econômicas e culturais. O advento das grandes navegações foi fundamental para modificar as noções de mundo dos povos europeus, que passaram a usufruir ao máximo de seus recursos. Assim, a economia recebeu novas características com o objetivo de enriquecimento dos Estados Nacionais Modernos.
O Mercantilismo é a prática econômica típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Durante aproximadamente três séculos foi a prática econômica principal adotada pelos países europeus, o que só seria quebrado com o questionamento sobre a interferência do Estado na economia e o consequente advento das ideias liberais. Em resumo, o Mercantilismo era o conjunto de ideias econômicas que considerava a riqueza do Estado baseada na quantidade de capital que teriam guardado em seus cofres.
Combate o intervencionismo do Estado em todos os domínios.
Na economia defende a propriedade e a iniciativa privada, assim como a auto-regulação económica através do mercado.
Na política preconiza um Estado mínimo confinado a simples funções judiciais e de defesa.
Mercantilismo: Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime.
O governo absolutista interferia muito na economia dos países.
O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas.
Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.