Português, perguntado por josiaparecidal8, 11 meses atrás

Qual as características da pintura Barroco no Brasil ?

Soluções para a tarefa

Respondido por JureguinLoco2
7

Pintura Barroca: A pintura barroca retratava as cenas com realidade e dramaticidade. O movimento se espalhou por vários países, chegando ao Brasil no período da colonização. Se desenvolveu em várias regiões criando características próprias, mas sem perder a inspiração na arte original.

Espero ter ajudado. :) Apenas resumir que irá estar certo.

Respondido por moraishugo020209
5

Resposta:

Expressão artística que integrou o período Barroco

A pintura barroca foi um estilo artístico surgido na Europa no século XVI, influenciando essa arte até o século XVIII. Ela faz parte do movimento barroco, que teve como uma das principais influenciadoras a igreja católica.

O movimento surge da necessidade de catequizar os fiéis e, por isso, a maior parte das pinturas retratam situações bíblicas. A pintura barroca retratava as cenas com realidade e dramaticidade.

O movimento se espalhou por vários países, chegando ao Brasil no período da colonização. Se desenvolveu em várias regiões criando características próprias, mas sem perder a inspiração na arte original.

A pintura barroca foi caracterizada ainda por uso da técnica chamada chiaroscuro, a qual usava cores claras e cores escuras dando destaque às imagens. Muitas das obras não possuem luz natural. A luz aparece de forma a dar destaque a imagem principal.

As cenas das pinturas barrocas são retratadas sempre em seu ápice, fazendo com que as obras tenham dramaticidade e teatralidade. É comum ver cenas retratadas ainda em interiores de residências ou com naturezas mortas, por exemplo.

Crucificação de São Pedro, pintura barroca. (Foto: Wikipédia)

O que foi o Barroco

O estilo Barroco surgiu na Itália em um período de conflitos religioso, quando a igreja católica se viu ameaçada por movimentos que contestavam seu poder e influência. Esses movimentos foram, principalmente, o Renascimento e a Reforma Protestante, de Martinho Lutero.

Na busca por combater esse embate, a igreja criou a Contrarreforma, e é nesse contexto que o movimento Barroco ganha força. A arte foi um dos vieses encontrados pela igreja para reconquistar o seu poder, e a pintura foi um desses caminhos.

O Barroco foi exportado para vários países e outros continentes, principalmente os lugares onde a religião católica existia. Chegou no Brasil durante a colonização do país e exerceu influência em várias artes. Na pintura, conquistou, inclusive, características próprias, como nos trabalhos de Mestre Ataíde.

A pintura barroca

A arte barroca conseguia expressar sua mensagem nos seus trabalhos muito bem, e na pintura isso não foi diferente. As obras retratavam cenas de histórias bíblicas e eram sempre pintadas em seu momento mais dramático, chegando a teatralidade.

Os elementos do cristianismo estavam na obra como forma de transmitir as mensagens que a igreja queria passar. Um dos públicos alvos de maior interesse era o que não sabia ler. Na época, os países contavam com um grande número de analfabetos e, por isso, as mensagens nas imagens precisavam ser claras e didáticas.

Cenas do cotidiano também eram retratadas em algumas obras da pintura barroca, além de diferentes classes sociais. Cenas com naturezas mortas eram comuns, assim como cenas em interiores de residências.

Uma das principais características da pintura barroca era o uso da luz direcionada a imagem central. A luz não aparecia de forma natural e direcionava o olhar do expectador ao destaque do quadro. A técnica chamada de chiaroscuro, a mistura do claro e do escuro, era utilizada e ajudava ainda a dar profundidade às imagens.

Nomes da pintura barroca

A pintura barroca teve muitos artistas importantes. Eles contribuíam com seus trabalhos fazendo com que o estilo ficasse cada vez mais conhecido. Em vários países e continentes os artistas se destacavam por suas obras.

Em algumas regiões, a pintura barroca adquiria novas características de acordo com cada localidade. Entretanto, o estilo sempre manteve as características principais.

Em algumas localidades e épocas, alguns artistas tiveram um destaque maior. Vamos ver alguns deles.

Caravaggio

Michelangelo Merisi, o Caravaggio, adotou esse nome em homenagem a aldeia natal da sua família, na Itália, onde também nasceu. Ele foi o primeiro nome a ser o maior representante da pintura barroca. Seu trabalho serviu de inspiração para diversos artistas e suas obras forneceram para o estilo novas características.

Perguntas interessantes