Biologia, perguntado por hiagotuf, 1 ano atrás

Qual as características da evolução dos cnidários

Soluções para a tarefa

Respondido por jhonatangouveia
2
 Os cndários são animais com simetria radial e corpo mole. Eles tem uma cavidade digestória no qual se realiza parte da digestão. A cavidade funciona como boca e como ânus. Esse orifício é rodeado por tentáculos que servem para a captura do alimento. 
 Nos tentáculos os cnidários há células especiais chamadas de Cnidoblastos. Se um peixe ou outro animal roça num cnidoblasto ele dispara um filamento que desprende toxinas. Caso sejam ativados muitos cnidoblastos ao mesmo tempo a vítima é paralisada e pode até morrer. Depois, os tentáculos levam a presa à boca e então ela é conduzida à cavidade digestória. Depois da digestão e absorção dos nutrientes, os restos não digeridos são expulsos. 
 Existem cnidários que se deslocam livremente, como as medusas. Elas são arrastadas pelas correntes marinhas e também apresentam movimento próprio, graças às contrações de seu corpo. Há cnidários, no entanto, que vivem fixos a um substrato e estendem seus tentáculos para capturar pequenos animais e partículas de alimento arrastadas pela água. São os pólipos, como as anêmonas. Há pólipos que vivem isolados, mas as vezes encontram-se agrupados por colônias e formam um exoesqueleto calcário, como ocorre com os corais. Podem ser produzidos grandes acúmulos de corais, originando ilhas ou recifes. 
 Há cnidários que passam toda a vida como pólipos ou como medusas. Outros vivem parte da sua vida como medusa e parte como pólipo. A fase de medusa tem reprodução sexuada e a de pólipo assexuada. Por isso diz-se que os cnidários apresentam reprodução alternante. 

Espero ter ajudado :) 
Perguntas interessantes