Qual alternativa está incorreta? A Existe uma importante distinção entre moral e ética. Enquanto a moral diz respeito às regras que organizam o nosso viver, a ética é a reflexão sobre tais noções e princípios que fundamental a ação dos indivíduos em sociedade. B Para Sócrates, o primeiro conhecimento que devemos ter é sobre nós mesmos, antes de procurar conhecer as demais coisas. O autoconhecimento é o caminho para vida autêntica e feliz. C Na educação moral, segundo Aristóteles, é necessário constância e persistência. A educação começa pelo exemplo, que precisa ser imitado e repetido, até se tornar hábito, isto é, até que o sujeito realize tal ação, mesmo sem pensar. D Para Kant, autonomia é a condição do sujeito que, orientado pelo seu próprio entendimento, é capaz de agir sem a orientação de outrem. E Segundo Maquiavel, “os fins justificam os meios”.
Soluções para a tarefa
A Existe uma importante distinção entre moral e ética. Enquanto a moral diz respeito às regras que organizam o nosso viver, a ética é a reflexão sobre tais noções e princípios que fundamental a ação dos indivíduos em sociedade.
Correto. Todavia, se formos pensar em termos epistemológicos, as palavras estão diretamente associadas e são sinônimas nas línguas grega e latina.
B Para Sócrates, o primeiro conhecimento que devemos ter é sobre nós mesmos, antes de procurar conhecer as demais coisas. O autoconhecimento é o caminho para vida autêntica e feliz.
Correto. É por isso que o filósofo viria afirmar que sabia, apenas, que não sabia nada, ou seja, reconhecia suas próprias falhas.
C Na educação moral, segundo Aristóteles, é necessário constância e persistência. A educação começa pelo exemplo, que precisa ser imitado e repetido, até se tornar hábito, isto é, até que o sujeito realize tal ação, mesmo sem pensar.
Correto. Aristóteles afirmava que era necessário instituir a educação pelo exemplo.
D Para Kant, autonomia é a condição do sujeito que, orientado pelo seu próprio entendimento, é capaz de agir sem a orientação de outrem. E Segundo Maquiavel, “os fins justificam os meios”.
Falso. Para Maquiavel os fins não justificam os meios, como costuma-se dizer. A ideia do autor era indicar que, por vezes, caminhos tortuosos tem de ser tomados para que algum objetivo seja alcançado.