QUAL ALTERNATIVA ESTA CORRETA?
No monólogo a seguir o “porquê” deve ser grafado, respectivamente, das seguintes formas: “– Oba! Hoje é domingo. – Gosto das manhãs de domingo sabe __________? _ ____________ não tenho que ir trabalhar.”
a) porquê/Por que. Pois a forma “porquê” sugere a causa do locutor gostar das manhãs de domingo e ocorre no final de uma frase afirmativa. Já a forma “Por que” é uma expressão equivalente a “por qual razão” e devido à sua posição na frase deve ser grafado separadamente.
b) por que/Por quê. Visto que a forma “por que” indica no contexto por qual motivo o locutor gosta das manhãs de domingo e ocorre no final da frase. E a forma “Por quê” indica a razão de o locutor gostar dessas manhãs, ocorrendo no início da frase.
c) por quê/Porque. Visto que a forma “por quê” sugere o motivo de o locutor gostar das manhãs de domingo e ocorre no final de frase interrogativa. E a forma “Porque” equivale no contexto a “pois”, e se encontra no início de frase afirmativa.
d) porque/Porque. Pois a forma “porque” equivale no contexto a “pois” e se encontra no final de frase interrogativa. Já a forma “Porque” equivale no contexto a “já que” e se encontra no início de frase afirmativa.
e) porquê/ Porquê. Em ambas ocorrências a forma “porquê” equivale a uma conjunção.
Soluções para a tarefa
Respondido por
67
Letra C, por quê (separado e com acento) está no final da frase seguido de um ponto, então o "quê" se torna tônico) e o porque (junto sem acento) é usado como justificativa resposta.
Respondido por
34
Resposta: letra (C)
Explicação: Na primeira ocorrência pode ser substituída por “ por qual razão” e ocorre ao final de frase interrogativa, logo deve ser acentuada. Em sua segunda ocorrência a palavra inicia uma oração e introduz uma relação de explicação.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás