História, perguntado por wagnerjca, 8 meses atrás

qual adiferenças do modo de vida dos indígenas brasileiros antes e depois da chegada dos europeus ao brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por jonesilvalevi
1

Resposta:

Quando comparados à nossa sociedade, os povos indígenas apresentam características comuns. No entanto, quando vistos de perto, nota-se além das semelhanças, muitas diferenças.

Variam as culturas, as línguas, as formas de organização social e política, os rituais, as cosmologias, os mitos, as formas de expressão artística, as habitações, as maneiras de se relacionar com o ambiente em que vivem etc.

Esta parte dedicada aos modos de vida dos povos indígenas procura mostrar tanto a diversidade entre os grupos mencionados quanto os aspectos comuns que compartilham entre si.

Explicação:

NÃO SEI SE ESTA SERTO

DESCUPE-ME


wagnerjca: tudo bem muito obrigado
jonesilvalevi: dnd
jonesilvalevi: descupe-me pelo texto gigante
Respondido por perondispz
1

Resposta:

Modo de vida dos índios, como as vestes e adornos, alimentação que antes era a caça, coleta e pesca, crenças religiosas. Fixavam-se nos vales de rios navegáveis, onde existissem terras férteis. Permaneciam num lugar por cerca de quatro anos. Depois de esgotados os recursos naturais do local, migravam para outra região, num regime semi-sedentário. Os casamentos serviam para estabelecer alianças entre aldeias e reforçar os laços de parentesco.

Posteriormente, quando o processo de colonização promoveu a substituição do extrativismo pela agricultura como principal atividade econômica, o padrão de convivência entre os dois grupos raciais sofreu uma profunda alteração: o índio passou a ser encarado pelo branco como um obstáculo à posse da terra e uma fonte de mão-de-obra barata.Outra possibilidade de reação indígena ao avanço português era a submissão, assumida sob a condição de "aliados" ou escravos. Essa forma de convivência "pacífica" foi obtida particularmente graças ao trabalho dos padres missionários que, promovendo a cristianização dos índios, combatiam sua cultura e tradições religiosas, além de redistribuí-los territorialmente, em geral de acordo com os interesses dos colonizadores.

Finalmente, para preservar a unidade e a integridade de seu modo de vida, os índios optaram também pela migração para as áreas interioranas, cujo acesso difícil tornava o contato com o branco improvável ou impossibilitava a este exercer seu domínio. Essa alternativa, porém, teve um preço alto para as tribos indígenas, forçando-as a adaptar-se a regiões mais pobres ou inóspitas.


wagnerjca: muito obrigado deus te abençoe
perondispz: disponha, foram muitas as mudanças, mas espero ter ajudado.
Perguntas interessantes