Qual abordagem da filosofia (tematica, textual, sistematica ou historica) é melhor aplicada ao curso de pedagogia? E preciso de uma situação hipotética com personagem e enredo que exemplifique o uso da filosofia na área do curso de pedagogia
Soluções para a tarefa
A filosofia não pose ser pensada como produto pronto de conhecimento, mas como processo no desenvolvimento de um saber que se questiona e se constrói a partir de saberes existentes.
Assim, é através da filosofia que desenvolvemos habilidades cognitivas, pensamos sobre conceitos significantes da tradição filosófica com a finalidade de ampliamos nossa capacidade de pensar por nós mesmos.
Seja pela abordagem histórica, visto a educação como manifestação cultural presente nos diferentes momentos do processo histórico e social e em contínua transformação; seja na abordagem temática, entendida pelo esforço de reflexão sobre problemas que desafiam a consciência humana atual; ou pela abordagem textual, ao interpretar o processo da reflexão de um pensador; bem como, pela abordagem sistemática, seja o conjunto de conhecimentos previamente organizados e estruturados.
Tão importantes quanto as abordagens filosóficas, são os métodos didáticos-pedagógicos que serão utilizadas, através dos quais, resultados serão atingidos.
A única situação que precisamos não uma situação hipotética, mas sim, a própria compreensão de que somos agentes no processo de evolução do pensamento humano, como seres reflexivos e construtores do seu próprio conhecimento.
Bons estudos!