Filosofia, perguntado por RebecaSeravat1, 9 meses atrás

Qual a visão de Adam Smith sobre o egoísmo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gehsilva1243
2

Explicação:

Sempre achei ambígua a ideia Adam Smithiana de que “o egoísmo conduz a prosperidade”. Obviamente Smith não escreveu com essas palavras, mas, em linhas gerais, é o que se depreende do que foi escrito em sua obra A Riqueza das Nações. Para ele, o egoísmo natural é a base do bom funcionamento da economia, e, talvez, ele não esteja errado. Em suas palavras:

“Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelo seu próprio interesse.” — Adam Smith, A Riqueza das Nações.

Eu, contudo, sempre achei contraditório uma sociedade prosperar e funcionar bem sendo egoísta… Embora eu entenda sua linha de pensamento, nunca me senti confortável, principalmente como cristão, afinal, se partirmos dos pressupostos da cristandade, essa é uma máxima que não pode ser aplicada em 100% da nossa vida, vez que a ética Divína é o Amor, que não é, em hipótese alguma, egoísta…

Mas não é minha intenção catequizar ninguém por aqui… Mas verdade, lembrei de um ocorrido tragicômico na época da universidade que me fez repensar esse posicionamento… Se liga na história: Meu professor de Direito Empresarial havia aplicado uma prova com cinco questões, cada uma valendo 0,6 pontos. Ocorre que uma questão da prova possuía duas respostas corretas e teria que ser anulada. Para “evitar a fadiga”, ele decidiu dar 0,6 para todos os alunos, independentemente se tinham acertado ou não a questão.

Perguntas interessantes