qual a vantagem para as crassulaceas dos estomatos não serem abertos durante o dia?
Soluções para a tarefa
Estômatos fechados diminuem drasticamente as taxas de transpiração da planta.
Resposta:
Outra forma de fixação do CO2 é a empregada por um grupo de vegetais denominados “crassuláceas”. Nelas, um processo denominado “metabolismo ácido das crassuláceas” fixa o CO2 durante o período sem luz em um composto com 4 carbonos (THEDEI, 2010).
De acordo com seus conhecimentos sobre a fotossíntese das crassuláceas, assinale a alternativa CORRETA.
Nas crassuláceas, o ácido málico, libera o CO2 para os processos fotossintéticos durante o dia, já que só na presença de luz haverá ATP e potencial redutor (NADPH) suficiente para o processo de produção de glicose.
Durante o dia, pela alta luminosidade e para minimizar a consequente perda de água, estas plantas mantêm seus estômatos abertos.
O metabolismo das crassuláceas é eficiente para locais de clima muito frio, com pouca intensidade luminosa e com restrição de água.
As crassuláceas captam O2 através dos estômatos durante o dia, quando as temperaturas são mais amenas, e o armazenam na forma de ácido málico nos vacúolos.
O O2 capturado será convertido a ácido málico e armazenado para, durante a noite, ser sintetizado a piruvato e, posteriormente, em amido ou sacarose, após sua fixação no ciclo de Calvin.
Explicação:
me ajuda so ate hoje