Biologia, perguntado por FernandaaVeloso, 1 ano atrás

Qual a vantagem evolutiva da bolsa de agua com excretas no ovo dos répteis?
URGENTE PFF

Soluções para a tarefa

Respondido por Luanferrao
46
A bolsa de água, também chamada de bolsa amniótica, deixa o embrião hidratado e protege-o contra choques mecânicos. Já o alantoide ajuda na excreção de substância tóxicas que poderiam matar o embrião, funcionando como uma espécie de cordão umbilical.
Respondido por jv0811
1

Resposta:

Os répteis são vertebrados tetrápodes pertencentes à classe Reptilia. O nome do grupo vem do latim, reptilis, que significa rastejar, e faz referência ao modo de locomoção de muitos desses animais. São conhecidas mais de 8.000 espécies de répteis, espalhadas dos trópicos até as regiões de clima temperado. Esses animais habitam ambientes terrestres, marinhos e de água doce.O ovo desses animais possui uma casca grossa que impede o dessecamento do embrião. Pode-se definir ovo como sendo o zigoto resultante da fecundação do óvulo. Este zigoto é formado devido à união de dois gametas, ou seja, é produzido pela fertilização entre duas células haplóides, um óvulo de uma fêmea e um espermatozóide de um macho, que se juntam para formar uma única célula diplóide. O ovo formado contendo o embrião, pode se desenvolver internamente como também externamente, dependendo da espécie. A sua casca é porosa, permitindo a troca gasosa entre o embrião e o meio externo. Existem também, internamente, membranas e bolsas, chamadas de anexos embrionários, que participam de funções como a proteção, a nutrição, as trocas gasosas e a excreção dos embriões.

Os embriões então envoltos em quatro membranas. O saco vitelínico armazena nutrientes e possui um sistema vascular que transporta esses nutrientes para o embrião. Essa estrutura também é observada em anfíbios. O âmnio é a primeira membrana que envolve o embrião e impede a perda de água. O alantoide tem membranas que se fundem com o cório. Apresentam intensa vascularização e é onde ocorrem as trocas gasosas respiratórias do embrião. Também é a vesícula de armazenamento de resíduos, como ácido úrico. Além disso, absorve minerais presentes na casca do ovo que são incorporados no esqueleto do animal. O cório confere proteção mecânica, térmica e contra a entrada de micro-organismos. É a primeira membrana embaixo da casca.

Durante o desenvolvimento, o embrião depende não só dos anexos embrionários, mas também dos fatores ambientais antes da oviposição, quando os ovos estão no oviduto e depois da oviposição, quando os ovos estão no ninho. Os fatores mais importantes são temperatura, trocas gasosas e água.

Explicação:

Casca:Protege o embrião contra a desidratação e choques mecânicos.

Vitelo(popularmente conhecido como Gema):Nutre o embrião durante o seu desenvolvimento.

Bolsa com água e excretas:Auxilia nas trocas gasosas e na hidratação.

Bolsa com líquido:Hidrata o embrião.

Perguntas interessantes