História, perguntado por taliamauro, 1 ano atrás

qual a vantagem do sistema das capitanias herediretárias para o rei?

Soluções para a tarefa

Respondido por DanielOliver
96
Como pertenciam ao rei, existia um donatário (que explorava a terra), porém, esse donatário tinha que pagar uma série de tributos ao rei, como por exemplo:

10% dos produtos da terra;  
20% das pedras e metais preciosas;
Dentre outros.

Enriquecendo assim o rei.

Respondido por Usuário anônimo
29
Logo após o Descobrimento do Brasil (1500), a coroa portuguesa começou a temer invasões estrangeiras no território brasileiro. Esse temor era real, pois corsários e piratas ingleses, franceses e holandeses viviam saqueando as riquezas da terra recém descoberta. Era necessário colonizar o Brasil e administrar de forma eficiente.

Entre os anos de 1534 e 1536, o rei de Portugal D. João III resolveu dividir a terra brasileira em faixas, que partiam do litoral até a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Estas enormes faixas de terras, conhecidas como Capitanias Hereditárias, foram doadas para nobres e pessoas de confiança do rei. Estes que recebiam as terras, chamados de donatários, tinham a função de administrar, colonizar, proteger e desenvolver a região. Cabia também aos donatários combater os índios de tribos que tentavam resistir à ocupação do território. Em troca destes serviços, além das terras, os donatários recebiam algumas regalias, como a permissão de explorar as riquezas minerais e vegetais da região. 

Perguntas interessantes