Artes, perguntado por oliveirapereiraadria, 10 meses atrás

qual a vantagem de transformar lixo em instrumentos musicais​

Soluções para a tarefa

Respondido por suikameinol
0

Resposta:

você estará reciclando lixo enquanto arranja uma função para ele

Explicação:

Respondido por anonimo132467
0

Resposta:

As boas ideias podem mudar a vida das pessoas, assim como a música. Em Cateura, uma comunidade pobre do Paraguai construída sobre um aterro sanitário, jovens estão tendo uma nova oportunidade através de um projeto que une música e reciclagem.

Cerca de um bilhão de toneladas de lixo são geradas no mundo por ano. Quem vive do lixo e com o lixo geralmente são os menos favorecidos. Neste caso o grande mérito está em transformá-lo em beleza e em inclusão social.

A “Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura” faz música com instrumentos confeccionados com matéria-prima encontrada no lixo do aterro local. Tudo começou quando o músico Favio Chávez abriu uma escola de música para crianças carentes. Como não havia dinheiro para comprar instrumentos convencionais (um violino pode custar o equivalente a uma casa) ele se uniu a um catador de lixo. Juntos eles resolveram usar a criatividade para transformar materiais reciclados em instrumentos musicais.

Tambores e latas de óleo viraram violinos e violoncelos, flautas surgiram a partir de canos e colheres e violões tomaram forma a partir de embalagens plásticas. Com os instrumentos em mãos, Favio fundou a improvável Orquestra de Instrumentos Reciclados. Com o tempo oficinas especiais passaram a ser realizadas para ensinar os próprios jovens a produzir os instrumentos.

Formada por cerca de 30 músicos, a Orquestra já fez mais de 80 concertos no Paraguai e no exterior. Em 2010 um grupo de cineastas americanos conheceu a história da Orquestra paraguaia e resolveu documentá-la. Eles gravaram em Cateura em 2010 e retornaram para verificar o andamento do projeto em 2011 e 2012. No começo de 2013 eles colocaram o projeto no Kickstarter, a maior plataforma de crowdfunding do mundo, para conseguir apoiadores e finalizar o documentário. Em pouco mais de um mês arrecadaram mais de 200 mil dólares – mais do que os 175 mil que haviam colocado como objetivo.  

Com o montante arrecadado, além de finalizar o documentário os realizadores pretendem acompanhar a Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura em uma turnê internacional. Uma coisa é certa: o poder da música, da criatividade e do trabalho comunitário é gigante e mudou a vida desses jovens, das suas famílias e de toda a comunidade onde vivem.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO!

Perguntas interessantes