qual a tese que o autor do cortiço pretende defender?
Soluções para a tarefa
A obra O cortiço de Aluisio Azevedo, é um dos principais marcos do Naturalismo no Brasil, escola literária do final do século XIX.
Uma das principais características do Naturalismo é tratar o ser como fruto do meio em que está inserido. Na obra O cortiço esta característica fica evidente, tanto que o próprio meio (o cortiço), é a principal personagem, tamanha a sua importância nos destinos das outras personagens.
Tratando de diversos conflitos e de uma grande quantidade de personagens a narração é sobre as vidas de moradores de um cortiço no Rio de Janeiro e as relações que se desenvolvem entre eles, e sobre a trajetória de vida do proprietário do cortiço e sua relação com seu vizinho que mora em um sobrado ao lado do cortiço.
A obra é extremamente complexa e mostra detalhes de descrições de cenas, personagens e ambientes.
O livro traz uma grande quantidade de personagens e histórias de vidas que se misturam, pois a maior parte deles convive no mesmo ambiente.
O Cortiço vai além das linhas do livro, os fatos narrados e as mazelas de suas personagens fazem com que o leitor reflita sobre a sua condição humana, sobre como o homem pode se animalizar e passar por cima de tudo e todos para conseguir o que deseja. A ambição desmedida, a ganância, a inveja, são sentimentos abordados de forma explicita que levam o leitor a questionar-se sobre até que ponto o ser humano pode sucumbir ao desejo de enriquecer e ser nobre.
Embora escrita anos atrás, podemos verificar muitas pessoas que têm as mesmas condições de vida como as descritas no livro em nossa sociedade brasileira atual.
O cortiço: uma obra rica e extremamente complexa!