Filosofia, perguntado por priscilacobra5, 7 meses atrás

Qual a tese principal da ética de Aristóteles? Explique sua importância para a sociedade..​

Soluções para a tarefa

Respondido por veve2320
1

Resposta:

oiê Bom Dia ❤️

Explicação:

O tema principal da ética de Aristóteles é delimitar o que é o “bem” e o significado que ele tem para o homem. Somente quem conhece o bem é capaz de encontrar a felicidade, que na filosofia aristotélica não é um sentimento passageiro, e sim “obra de uma vida inteira”.

A ideia do “bem”

Aristóteles começa a Ética nicomaqueia provavelmente dedicada a seu filho Nicômaco e o mais importante de seus textos sobre o bem e o comportamento dos homens – com estas palavras:

“Toda arte e todo saber, assim como tudo que fazemos e escolhemos, parece visar algum bem. Por isso, foi dito, com razão, que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem, Mas há uma diferença entre os fins: alguns são atividades, ao passo que outros são produtos à parte das atividades que os produzem.”

Aristóteles, Ética a Nicômano, 1094a 1 -5.

A Ética de Aristóteles

Página de códice medieval da Ética a Nicômano.

Essa afirmação contém duas teses fundamentais da ética aristotélica. A primeira: todas as coisas tendem ao bem, o que significa, na doutrina do filósofo, que o bem é a finalidade de todas as coisas. A segunda: chega-se ao bem por dois caminhos: a) pelas atividades práticas, isto é, aquelas que contêm seus próprios fins (ética e política); b) pelas atividades produtivas (artes ou técnicas).

Em relação à ética, o bem leva cada indivíduo a ser capaz de viver com os outros, na polis. Em outras palavras, a ética, no campo individual, prepara terreno para a política, no campo coletivo. Para Aristóteles, a finalidade da política é a busca do bem de todos os homens.

E qual é o bem de todos os homens? A felicidade, responde Aristóteles. A felicidade, porém, não é um sentimento que aparece, instala-se e vai embora; ao contrário, é “obra de uma vida inteira”.

“O bem ético pertence ao gênero da vida excelente e a felicidade é a vida plenamente realizada em sua excelência máxima. Por isso não é alcançável imediata nem definitivamente, mas é um exercício cotidiano que a alma realiza durante toda a vida (…) de acordo com a sua excelência mais completa, a racionalidade.”

Marilena Chaui, Introdução à história da filosofia, 1, p. 442

espero que lhe ajude !!! bons estudos !! tenha um excelente dia !!! ❤️

Perguntas interessantes