Qual a técnica usada para o desenvolvimento de logotipos?
Soluções para a tarefa
Cor & Evolução no design de logótipo
A memorização de uma marca aumenta em 80% com a cor e entre as 100 marcas mais valiosas, mais de metade (51%) usam apenas uma cor. Com estes números é caso para pensar que cores usar no seu logótipo.
Quando se cria um logótipo, primeiro vem a personalidade e depois a cor. Não deve escolher primeiro a cor “X”, deve escolhê-la(s) com base na personalidade da sua marca. Ao criar o seu logótipo, precisa ter um contexto que reforce o porquê de escolher uma cor.
Marcas como por exemplo a Virgin ou a Coca-Cola, que usam principalmente o vermelho, querem ser vistas como empresas poderosas, mas com compaixão.
O Amarelo é outra cor popular, usada por empresas como o McDonald’s e Ikea, significa que o cliente terá uma experiência feliz e divertida com a marca.
A marca Virgin é completamente vermelha desde o seu logo, aos seus produtos e até ao uniforme da equipa. O logótipo original da Virgin, que foi criado no início dos anos 70, representou uma era de música rock progressiva.
O logótipo mais recente foi inspirado por Richard Branson quando ele assinou o Sex Pistols, ele queria algo um pouco menos hippy e um pouco mais punk. Foi assim que surgiu a assinatura.
Símbolos e Semiótica
Muitas marcas deixaram de ter texto no seu logótipo para ter só um símbolo. O logo da Nike é um dos melhores exemplos. Muitos dos produtos da Nike incluem só o símbolo e, como uma das maiores marcas do mundo do desporto, quebra barreiras linguísticas e é reconhecida globalmente.
A Starbucks é uma das maiores e mais conhecidas empresas de café. O logótipo da Starbucks foi evoluindo desde que começaram o negócio em 1971, no entanto, a sereia da Starbucks está presente desde o início, em cada copo de café que eles vendem. A Starbucks afirma que a sereia, representa as fortes raízes marítimas de Seattle, que são representadas pela sua sereia.
Outra marca global a World Wildlife Federation usa “WWF” para representar a sua marca e uma silhueta de um panda. A ideia de usar um símbolo é que uma imagem deve dizer mais do que mil palavras – conte a história do seu negócio com uma única imagem.