Ed. Física, perguntado por estefaneroque9090, 8 meses atrás

Qual a sua opinião sobre a participação das mulheres esporte e em outro cargo da sociedade, antes ocupados apenas pelos homens?

Soluções para a tarefa

Respondido por vaniscleiareis01
1

Resposta:

Ultimamente tem se falado muito nessa questão, mas afinal o que é gênero? Para se responder a essa questão tem que se pensar no que é ser homem ou mulher, quais as diferenças e porque apesar de tantos anos de transformações ainda vivem em condições desiguais.

    Em vista disso e analisando o que vem ocorrendo desde os tempos antigos, percebe-se que as crianças nascem machos ou fêmeas da espécie humana “mas vão sendo criados, educados e moldados segundo aquilo que a sociedade considera próprio para meninos e meninas” . A própria sociedade vem moldando esses seres e deixando com eles uma bagagem cultural de como ser e o que fazer. Ela distribui papéis para ambos os sexos e espera que estes os cumpram, considerando absurdos aqueles que tentam burlar essas regras.

    Não se pode negar o fato de que existem diferenças entre homens e mulheres, mas o que tem realmente importância é que as mulheres estão buscando seu espaço e lutando pelos seus direitos, tentando superar as dificuldades e preconceitos. Ainda falando sobre as diferenças biológicas entre homem e mulher, acredita-se que:

    Vão sendo criadas desigualdades sociais que atribuem papéis estereotipados para o masculino e o feminino, nos quais há sempre um desequilíbrio: o papel do homem é sempre mais valorizado do que o papel da mulher .

    Muito tem sido estudado sobre gênero e então se pode dizer que é: “qualquer agrupamento de indivíduos, objetos, idéias, que tenham caracteres comuns” .

    A mulher só quer conquistar seu espaço e ser permitida a realizar as mesmas atividades que os homens. Porque a questão de certos esportes serem apenas para homens? Porque o corpo da mulher não foi feito para esportes mais violentos? Preconceito e ignorância. As respostas aos estímulos do treinamento, ao exercício são basicamente as mesmas para o sexo feminino e masculino.

    Ao observar o cenário esportivo podem-se questionar porque existem pouquíssimas mulheres como treinadoras, como técnicas em grandes clubes ou até mesmo com treinamento de atletas de provas individuais? Já que a mulher provou ser tão competente no esporte quanto o homem, deve conquistar também seu espaço como treinadora, dirigente, técnica, pois esse é um mercado de trabalho ocupado na maioria das vezes por homens.

    Além de mostrar a força da mulher que desde a antiguidade teve sempre que provar sua competência para participar das coisas designadas “para homens”, essa modalidade laboral indica mais um campo de trabalho onde ela pode ocupar seu espaço e que tem total competência para isso.

    Necessita-se de uma maior valorização do trabalho feminino relacionado ao esporte para obter-se uma sociedade mais justa, com mais oportunidades para o chamado “sexo frágil”. O fato é que o trabalho feminino é menos valorizado. Por exemplo, enumeremos no Brasil o número de redatoras e locutoras esportivas que conhecemos e veremos que a mídia esportiva pertence ao mundo dos homens. A mulher é vista, analisada, comentada, classificada, mitificada ou não pelos homens aos quais, decididamente, não convém misturar sexo e esporte

Perguntas interessantes