Qual a sua dica para reutilizar, reduzir ou reciclar materiais na empresa?
Soluções para a tarefa
Os resíduos orgânicos, se separados, podem ser transformados em adubo, onde começa-se a utilizar a divisão por três frações como a forma mais equilibrada, sendo elas:
● Recicláveis secos (metal, papel, papelão, tetrapak, etc.);
● Rejeitos (resíduos de limpeza, cotonetes, absorventes, entre outros);
● Resíduos orgânicos (folhas secas, restos de poda…).
Além de projetos de reciclagem de lixo comum (a coleta seletiva convencional), temos de nos ater a reciclagem de lixo específico, como lâmpadas fluorescentes que contêm mercúrio em sua composição – que é extremamente nocivo a saúde humana- e, principalmente, a reciclagem de lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo.
Projetos de reciclagem de e-lixo é de suma importância nos dias de hoje, já que a tecnologia está atrelada às nossas rotinas profissionais e pessoais. E toda tecnologia carrega algum tipo de contaminante nocivo ao meio ambiente e à saúde (alumínio, antimônio, arsênio, berílio, chumbo, cobalto, mercúrio, etc). Para que esses contaminantes não cheguem aos lençóis freáticos e assim não afetem a saúde das pessoas, é necessário a coleta e reciclagem destes materiais, evitando o descarte em aterros sanitários. A reciclagem do e- lixo é feita a partir de 3 passos:
1ͦ passo: triagem para verificar se existe a possibilidade de reutilizar a tecnologia ou se não há mais condições e necessita de reciclagem;
2ͦ passo: desmontagem do aparelho para separar suas partes (carcaça, a bateria, o vidro e as placas de circuito) pois cada uma tem um destino diferente;
3 ͦ passo: reciclagem específica de cada parte:
A carcaça é triturada e separada por material de acordo com a sua densidade.
Os materiais tóxicos são colocados em tanques preparados para armazenar esse tipo de resíduo e são destinados a empresas especializadas.
O componentes que são formados por vidros podem possuir chumbo e arsênio. Por isso, passam por um processo de moagem e tratamento, podendo ser vendidos para empresas que o utilizam como matéria-prima.
No Brasil ainda não existe um processo de reciclagem para a placa de circuito impresso, mas as empresas de coleta de e-lixo enviam para países que já possuem a tecnologia necessária para sua reciclagem.
Assim ocorre a reciclagem de e-lixo, que atualmente corresponde a cerca de 70% dos metais pesados encontrados em lixões e aterros controlados. Se houver a reciclagem desses materiais, essa porcentagem tende a cair rapidamente. Atualmente, a reciclagem de e-lixo no Brasil é crescente comparado a 5 anos atrás. Existem diversas empresas – que podem estar bem próximas de você – que coletam e dão a destinação correta para estes resíduos.
Espero ter ajudado! ;)