História, perguntado por jocenildegarcia6037, 8 meses atrás

Qual a solução para a crise econômica do gorverno imperial​

Soluções para a tarefa

Respondido por albertomateus2710
1

Resposta:

Em tempos de turbulências nos mercados internacionais, vale a pena examinar as primeiras disputas sobre os rumos da economia brasileira no início da segunda metade do século XIX. O Brasil tinha menos de dez milhões de habitantes, dado apurado pelo Censo de 1872. A atividade econômica era centrada no café e na exportação de poucos produtos primários. A relação social fundamental era a escravidão, o que gerava um mercado interno diminuto.

A partir de 1850, o desenvolvimento, impulsionado pela expansão da cultura cafeeira, esbarrava na escassez de crédito para o financiamento da atividade agrícola. Tem então início a atividade bancária privada. Longe de representar um período de estabilidade e calma, o Império sempre esteve sujeito a várias oscilações políticas e econômicas.

DUAS TÁTICAS Havia na época duas idéias sobre como organizar as finanças nacionais. Ambas eram caudatárias do liberalismo.

De um lado havia a concepção da contrapartida metalica. Seus partidários faziam a defesa da estabilidade monetária através da adoção do padrão-ouro e do monopólio da emissão por um banco público, que tivesse lastro em ouro para essas emissões. De outro estavam banqueiros privados, com uma diretriz oposta, chamada papelista. Essa orientação não via no ouro a solução para uma sociedade atrasada como a brasileira. Não haveria oferta constante e suficiente do metal para amparar emissões que possibilitassem o desenvolvimento. Tornaria a oferta de dnheiro inelástica em caso de necessidade, acarretando escassez e encarecimento da moeda.

Explicação:

Espero ter ajudado(•‿•)


albertomateus2710: Já está respondido!
Perguntas interessantes