História, perguntado por Juribaldo157, 1 ano atrás

Qual a situação econômica e política do período regencial ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Nayara3607Y
2

O Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país. 
Os conflitos representavam também o protesto contra a centralização do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo dos "barões do café", para o qual era fundamental a manutenção da escravidão e do tráfico negreiro. 
O Brasil, desprovido de qualquer projeto de modernização, mais exportava do que importava. tendo a necessidade de contrair empréstimos com credores internacionais. Ao invés de promover alguma ação que pudesse romper com esta situação preocupante, os membros de nossa elite política preferiram adiar tal possibilidade. 
O sustentáculo da nossa economia ainda se mantinha na exportação de gêneros agrícolas diversos e o açúcar, que tinha papel de destaque entre os produtos exportados, era negociado a preços nada satisfatórios, o que também acontecia com o algodão. 
Por conta das ações políticas desastrosas tomadas ainda nos governos de D. João VI e D. Pedro I, o Estado brasileiro não tinha condições mínimas para esboçar alguma reação mais significativa.
Perguntas interessantes