qual a situação dos imigrantes latino-americanos nos Estados Unidos atualmente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A comunidade latina dos EUA demonstra um dinamismo econômico surpreendente, o que permitiu que mantivesse um crescimento acelerado durante períodos nos quais a maioria das grandes cidades norte-americanas decrescia, como resultado da desindustrialização. Apesar da impressão superficial muito difundida de que os latinos estariam tomando o lugar da mão de obra nativa em alguns ramos de atividades, as pesquisas acadêmicas demonstraram que a maioria dos imigrantes ocupa nichos do mercado de trabalho criados por eles mesmos, como restaurantes étnicos e pequenas oficinas de manufatura, ou empregos abandonados por nativos, que passam a desempenhar trabalhos mais qualificados e mais bem remunerados.
Em vez de uma invasão latina do mercado de trabalho, que tomaria os empregos dos não latinos, seria mais preciso falar em substituição. A verdadeira competição no mercado de trabalho norte-americano não seria mais entre imigrantes e nativos, mas entre os próprios imigrantes.
Devido ao excesso de oferta de mão de obra para tarefas como as de jardineiro e de serviços domésticos, que ajudaram as gerações anteriores a ascender socialmente, as condições econômicas dos imigrantes deterioraram-se nos últimos anos. Segundo um estudo de 1998, os latinos representam 28% da força de trabalho da Califórnia, mas ficariam com apenas 19% da massa salarial, enquanto os afro-americanos teriam participação no volume total de salários proporcional ao seu peso no total de trabalhadores. As pesquisas também indicavam sintomaticamente que os latinos não teriam inserção em setores de inovação tecnológica e nas principais atividades que impulsionam as economias de suas áreas de residência: os serviços financeiros e a indústria do espetáculo, ficando dessa forma excluídos da dinâmica da new economy.
Resposta:
Os Estados Unidos continuam a ser a terra de entrada de milhões de imigrantes. Na atualidade quem domina essa imigração são os latino-americanos e, em especial, os mexicanos. Vivem hoje quase 30 milhões de pessoas de origem mexicana nos EUA. ... Cerca de 45 milhões de estadunidenses são, hoje, de origem latina.
Explicação:
Espero ter ajudado