Geografia, perguntado por nelyserafim, 10 meses atrás

qual a situacao da vegetacao de cerrado frente a expancao das fronteiras agriculas​

Soluções para a tarefa

Respondido por brennoh112
1

Resposta:

Em primeiro lugar, o mercado está cada vez mais exigente em relação às práticas sustentáveis e à preservação do meio ambiente deve estimular os investimentos das empresas. Projetos que visam à conservação de biomas.

Em Minas Gerais, a ONG SaveCerrado nasceu com o objetivo de preservar uma área privada de Cerrado, onde pessoas e empresas podem contribuir financeiramente para a preservação e desenvolvimento de projetos. Assim como, para recuperação e ampliação da área protegida e desenvolvimento da sociedade local.

De acordo com o fundador e presidente da ONG SaveCerrado, Paulo Bellonia, a área do projeto tem mais de 180 milhões de metros quadrados. Está localizada na região de Bonito de Minas (Norte de Minas), dentro de um dos quatro principais corredores de preservação do Cerrado brasileiro.

A ORIGEM DO PROJETO: CONSERVAR UM DOS BIOMAS MAIS IMPORTANTES

A princípio, a ideia era desenvolver alguma atividade agropecuária no espaço. Uma vez que pela legislação, propriedades privadas localizada no Cerrado podem destinar até 80% da área para a produção agropecuária. Por ser uma área de interesse de preservação do Estado e da União, depois de estudos e por questões de legado, foi definida a criação de um projeto para preservação da área e fundada a SaveCerrado

Explicação:

ESPERO TER DE AJUDADO

Respondido por lucassilva57435
1

Resposta:

O rápido avanço da expansão agrícola sobre o Cerrado na última década pode estar alterando o ciclo de águas e reduzindo as chuvas não só no bioma, mas na Amazônia, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas americanos. De acordo com a pesquisadora, o avanço contínuo da fronteira agrícola no Cerrado, promovido por políticas do governo brasileiro, desequilibra o ciclo de águas, especialmente durante a estação seca. A consequência é a redução das precipitações ou o retardamento das estações chuvosas nos dois biomas.

Explicação:

A pesquisa, liderada por especialistas da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, mostra que a expansão da fronteira agrícola, que anteriormente se concentrava na Amazônia, passou a predominar no Cerrado na última década, quando as plantações rapidamente substituíram a vegetação nativa. Os autores da pesquisa, publicada na revista Global Change Biology, usaram dados de satélites dos últimos dez anos para estudar as mudanças no uso do solo em uma região de Cerrado que se estende por 45 milhões de hectares, em Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – onde predominam plantações de soja, milho e algodão.

Perguntas interessantes