Qual a situação da Samarco em relação aos seus funcionários mediante rompimento das barragens em Mariana? Foi publicada uma reportagem sobre um protesto dos funcionários da Samarco pela volta das atividades da empresa no Espírito Santo. Na reportagem é dito que os funcionários não foram dispensados com a paralisação das operações, mas estavam em período de lay-off, realizando treinamentos que terminam no dia 25 de junho. Depois disso, eles não sabiam o que iria acontecer. Mediante esse caso, como você aluno analisa a situação da Samarco em relação a seus funcionários? Fundamente o seu ponto de vista apresentado na resposta (com suas palavras), a partir da compreensão do comportamento organizacional e dos principais desafios enfrentados por gestores, relacionados ao comportamento organizacional.
Soluções para a tarefa
Em 2015, a empresa Samarco emitiu um parecer sobre o grande acidente com as barragens do município de Mariana, que gerou diversos problemas sociais e econômicos. Neste parecer a mesma comunicou medidas para reduzir os impactos causados, porém nenhuma das medidas falava sobre a dispensa ou relocação dos trabalhadores.
Podemos ver que a empresa agiu com irresponsabilidade e má fé com os trabalhadores, ignorando os direitos de realocação ou dispensa dos trabalhadores. Muitos trabalhadores se encontram em situações financeiras complicadas, por não poderem assumir outros empregos devido a não dispensa.
Sobre o comportamento organizacional da empresa, vemos que a mesma não tem dado valor aos recursos humanos. Além disso, apresenta irregularidades legislativas, pois pela lei trabalhista, um caso assim não pode acontecer.