Qual a situação da china no início do século xx ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A china, no começo do século XX, era uma nação governada por uma monarquia, e seu território havia sido invadido por uma série de potências estrangeiras durante o processo neocolonialista. A presença estrangeira na China motivou o crescimento de movimentos nacionalistas, que desde o século XIX atuavam no país promovendo revoltas. Com a virada do século, o nacionalismo chinês cresceu e, a partir da Revolução de 1911 ou Revolução Xinhai, a dinastia Manchu foi destituída do poder, o que colocou fim à monarquia chinesa.
→ República
Com a queda da monarquia, a China transformou-se em uma República e foi formado um Governo Provisório em torno de Sun Yat-sen, o grande nome do nacionalismo chinês naquele período. Esse governo provisório teve o poder transmitido para Yuan Shikai em 1912, e o governante chinês foi o responsável por uma tentativa de restauração monárquica entre 1915 e 1916.
Esse período de 1916 a 1927 foi marcado por uma série de movimentos separatistas. Diferentes províncias do interior da China lutavam por sua independência. Nesse período, formaram-se diferentes zonas de influência sob o comando dos senhores da guerra da China, chefes militares que exerciam o poderio nessas localidades.