Qual a sequência das etapas que ocorrem em uma ETA (estação de tratamento de água)?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Captação , a água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos grosseiros ( animais mortos , folhas , etc. ) no sistema . Parte das partículas está em suspensão fina , em estado coloidal ou em solução , e por ter dimensões muito reduzidas ( como a argila , por exemplo ) , não se depositam , dificultando a remoção .
2 - Coagulação , visa aglomerar essas partículas , aumentando o seu volume e peso , permitindo que a gravidade possa agir . Isso é feito , geralmente , através da adição de cal hidratada ( hidróxido de cálcio ) e sulfato de alumínio , sendo agitada rapidamente . Esses materiais fazem as partículas de sujeira se juntarem.
3- Floculação , a água é agitada lentamente , para favorecer a união das partículas de sujeira , formando os flocos . Em solução alcalina , o sulfato de alumínio reage com íons hidroxila , resultando em polieletrólitos de alumínio e hidroxila ( policátions ) com até 13 átomos de alumínio . Esses polieletrólitos de alumínio atuam pela interação eletrostática com partículas de argila carregadas negativamente e pelas ligações de hidrogênio devido ao número de grupos OH , formando uma rede com microestrutura porosa ( flóculos ) .
4- Decantação , a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo , separando - se da água . O lodo do fundo é conduzido para tanques de depuração . O ideal é que ele seja transformado em adubo , em um biodigestor . A água mais limpa vai para o filtro de areia.
5- Filtração . A água já decantada passa por um filtro de cascalho / areia / antracito ( carvão mineral ) , onde vai se livrando dos flocos que não foram decantados na fase anterior e de alguns microrganismos.
6- Cloração . A água filtrada está limpa , mas ainda pode conter microrganismos causadores de doenças . Por isso , ela recebe um produto que contém cloro , que mata os microrganismos . Na água , o cloro age de duas formas principais : como desinfetante , destruindo ou inativando os microorganismos patogênicos , algas e bactérias de vida livre ; como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos presentes.