Artes, perguntado por francisco159, 1 ano atrás

Qual a semelhança entre o teatro de mamulegos e a commedia dell arte

Soluções para a tarefa

Respondido por HeeyBreeh
9

O Mamulengo é uma das pouquíssimas formas de Teatro Popular que ainda consegue subsistir nesse país, onde a cultura é relegada ao mais inferior dos planos.

Com muita ação, muita beleza e muita graça, o Mamulengo consegue educar e divertir desde a pequena criancinha até o mais idoso adulto, independente de cor, sexo ou classe social. Através dele conseguimos nos transportar para a fantasia mágica do teatro e ficamos ao mesmo tempo entre o sonho e a realidade, extasiados pela dinâmica e a simplicidade desse brinquedo do povo.

Mamulengo é uma forma de arte popular da cultura nordestina. É um teatro de bonecos, conduzido com as mãos na linha dos fantoches, mas com uma estrutura própria, da qual faz parte: histórias, lendas, linguagem própria, personagens fixos, pancadarias, picardia, música, dança etc...
É um brinquedo com seu jeito próprio de ser, inigualável na dinâmica, simplicidade e alegria.

A origem da palavra MAMULENGO se perde na história e não é comprovada sua aparição por documento, mas sim, pelas próprias teorias populares. Uma das mais comuns é a teoria de que MAMULENGO seria uma corruptela da expressão popular “MÃO-MOLENGA” porque o mamulengueiro (a pessoa que conduz a brincadeira escondida atrás da pequena barraca), tem que ter uma grande habilidade manual para trabalhar ao mesmo tempo com dois personagens e manipular às vezes mais de 60 bonecos durante uma brincadeira que dura no mínimo de duas horas, até seis ou oito horas de representação.

O Mestre (modo como é chamado o mamulengueiro e quase sempre o dono do brinquedo), tem que ser poeta, ator, dançador, improvisador, cantador, dinâmico, saudável etc... Pois para brincar com mais de 60 bonecos, em às vezes quase oito horas de representação, é preciso ser mais que artista, é preciso viver e incorporar cada personagem do brinquedo. É preciso ir no âmago da brincadeira e se transformar a cada momento.
Um verdadeiro Mestre de Mamulengo é, além de tudo isso, o artesão, o homem que confecciona seus próprios bonecos entalhando-os do mulungu – madeira leve extraída de grandes árvores dos brejos de alguns estados nordestinos.

O Mamulengo é descendente da Comédia Popular Italiana (Comédia Dell’Arte) e dela absorveu vários personagens e parte da estrutura de representar da velha comédia.
Segundo a escassa bibliografia que é composta por três obras apenas (O Mundo Mágico do João Redondo de Altimar Pimentel; Fisionomia e espírito do Mamulengo de Hermílio Borba Filho; Mamulengo – Um Povo em forma de bonecos de Fernando Augusto Gonçalves dos Santos), o teatro de bonecos apareceu no Brasil duzentos anos após o descobrimento, portanto por volta de 1700. Dizemos que o teatro de marionetes chegou ao Brasil por esta época e não o mamulengo em si, porque o brinquedo, que hoje é profano, vem do teatro religioso, ou melhor, dos átrios da Igreja. Durante anos porém, foi tomando forma, corpo, estrutura própria, penetrando nas camadas populares, absorvendo seus costumes até transformar-se num brinquedo do povo.
A ação dramática do mamulengo é feita através de pequenas peças ou passagens não escritas, acompanhadas e entremeadas de muita música, dança e improvisações feitas pelo apresentador que pode ser Simão, Prº Tiridá, Benedito, João Redondo, Casimiro Coco etc...

A ação dramática do brinquedo é feita através de passagens e as passagens são motivos ou até pretextos para a atuação de determinados personagens. É uma brincadeira arbitrária e improvisada adaptando-se com rápida facilidade ao ambiente onde está sendo brincada. As passagens são totalmente independentes entre si sem qualquer preocupação lógica.

Perguntas interessantes