História, perguntado por samaravasconcel1, 10 meses atrás

Qual a semelhança do comunismo entre o nazismo e fascismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por merlinxd55pdowy0
1

Ambos tinham seus ditadores e ambos eram regimes militares

Respondido por carvalhogiio01
0

Bom, em princípio nunca existiu um governo "nazista" na Alemanha, e sim um governo "fascista", o que ocorre é que no Ocidente do pós-guerra convencionou-se diferenciar o fascismo alemão do italiano, daí intitulam de nazis (ou nazistas) os fascistas alemães dos anos de 1930 e 40.
Mas os dois são a mesma coisa, ou seja "fascismo".
O "fascismo" foi uma corrente ideológica de cunho conservadorista surgido na Itália dos anos de 1920, liderado pelo ex-socialista Benito Mussolini, e que se alastrou por diversos países da Europa no decorrer do contexto da Crise Internacional do capitalismo dos anos 30. Em resumo, o "fascismo" deu origem a um regime totalitarista que diferentemente do totalitarismo russo tolerava a propriedade privada. No mais, era a mesma coisa do regime soviético: partido único, culto à personalidade do grande líder, apelos às massas, controle da imprensa, perseguição sistemática a opositores e críticos e também política beligerante e expansionista, isto é, voltada para a guerra. O "fascismo" constituia-se nitidamente anti-democrático e concentracionário. Na Alemanha, depois de 1934, Hitler, que ascendera ao poder pelo voto popular num contexto democrático de eleições livres, instaurou um regime totalitarista fascista, porém com uma singularidade, o anti-semitismo exacerbado; ou seja, na Alemanha, o fascismo deu uma interpretação racial ao princípio da "Luta de Classes" de Karl Marx. Desse modo, o fascismo alemão mostrou-se diferente do fascismo italiano e dos países da Península Ibérica (Espanha e Portugal) e influenciou decisivamente os regimes fascistas do Leste europeu (Hungria, Romênia, Bulgária). Como disse, ao fim da guerra cuidou-se em fazer uma diferenciação historiográfica para acentuar as características marcantes do fascismo que se desenvolveu na Alemanha, a terminologia "Nazista", "Nazismo" meio que adquiriu uma autonomia e passou-se a referir-se apenas ao fascismo italiano como fascismo. Mas na verdade, nazismo também é fascismo. O termo nazismo não é correto para caracterizar o regime que vigorou na Alemanha de 1934 a 1945, o mais correto é fascismo mesmo.
"Nazismo" é uma referência ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães" (NSDAP) e faz menção à sigla NAZI do referido partido, em língua germânica.

Perguntas interessantes