Qual a semelhança da presença de negros africanos na América Central e América do Sul?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se houvesse um inquérito no qual todos os escravos pudessem depor livremente, todos os brasileiros haveriam de horrorizar-se ao ver o fundo de barbárie que existe em nosso país debaixo da camada superficial de civilização, onde quer que essa camada esteja sobreposta à propriedade do homem pelo homem". Joaquim Nabuco (1849-1910).
No transcorrer do século XV, a expansão de Portugal, ao longo da costa africana, favoreceu, com o aval de bulas papais, o tráfico negreiro. Totalizando 1.552.000 escravizados, trazidos nos tumbeiros ou navios negreiros, a América espanhola perde em índice numérico para o Brasil que, segundo estudos recentes na Universidade de Emory, em Atlanta, atingiu o total de 4,8 milhões de escravizados.
O número inferior de escravizados negros, na América espanhola, justifica-se pelo fato de que o nativo conhecia técnicas de mineração e já havia sido subjugado pelos espanhóis em suas conquistas neste continente. Além disso, a taxa de mortalidade nas minas, em virtude da insalubridade, era grande e repor constantemente esta mão de obra com a compra, por meio do tráfico negreiro, significava investimento financeiro.